Forum Estudante | 18 março 2022
Book Gang: desafiar nativos digitais a entrar no mundo literário
O Book Gang é um clube do livro livraria digital, que se assume sendo “de mulheres para mulheres”. A iniciativa foi criada pela escritora e jornalista Helena Magalhães.
O Book Gang começou no Instagram, em janeiro de 2019, com o desafio para a leitura coletiva de “A Grande Solidão” de Kristin Hannah. A comunidade aumentou com a procura das sugestões literárias da Helena e, em alguns meses, o Book Gang tornou-se uma livraria de curadoria online, onde Helena vende as suas sugestões de leitura.
Atualmente, o Book Gang dispõe de boxes literárias mensais. As boxes contêm os “livros do mês”, selecionados por Helena. “Descobre histórias que, eventualmente, não irias encontrar”, pode ler-se no site do projeto. Na área de perguntas frequentes, é ainda explicado que não é possível fazer devoluções de livros.
Helena Magalhães é escritora, jornalista e ativista literária portuguesa. Helena publicou o primeiro livro “Diz-lhe que Não”, em 2017, seguido por “Raparigas como Nós”, em 2019, e “Ferozes”, em 2021. Para além dos seus livros publicados, Helena abriu uma papelaria, Magapaper, e é a cara da editora Aurora, criada para publicar apenas obras de mulheres, nacionais ou internacionais.
No livro “Ferozes” (2021), Helena Magalhães recorda o processo de criação desta iniciativa: “Assim, quando se riam de mim, quando me diziam que a minha ideia de uma curadoria literária era impossível num país como o nosso, ainda que a minha vontade fosse atirar a cadeira pelo ar, porque acreditava que estavam errados, calava-me, sorria e acenava”.
Helena Magalhães revela em bookgang.pt que o seu objetivo passou por “aproximar o leitor digital da literatura, criando um sentimento de confiança nas sugestões e de comunidade que salta do digital para a vida real”.
Para saber mais sobre o Book Gang, clica aqui.