A 9 de maio, a Porto Editora publica 'Adolescer é fácil, #só que não!', de Catarina Furtado. Escrito com o propósito de ser "uma inspiração para a maior geração de jovens de sempre", a apresentadora e ativista pelos Direitos Humanos quer ajudar os adolescentes a viverem a fase mais transformadora da sua vida. Sempre num tom intimista, Catarina Furtado explica que quer partilhar muitas histórias com o leitor. Não quer ser, como afirma em tom de brincadeira, uma bff (best famous friend), mas é da partilha da experiência pessoal, do que vivenciou enquanto Embaixadora das Nações Unidas e do trabalho que desenvolve na Associação Corações com Coroa que este livro é feito.

Ilustrado por Rodrigo Mota, o artista Ligeiramente Canhoto, e com prefácio de Ricardo Araújo Pereira, 'Adolescer é fácil, #só que não!' está dividido em cinco capítulos que ajudam a explorar os grandes temas da adolescência. Em Quem és Tu?, Catarina Furtado começa com tudo o que nos forma enquanto indivíduos. O crescimento, a morte e o luto, as famílias e as suas diferentes configurações e a individualidade de cada um dão o mote a este início de conversa. Do que nos forma, a autora passa para o que transforma e marca, quase inevitavelmente, todas as adolescências: o amor. Em Ouve o teu Coração há partilha sobre a amizade, o poder dos amigos e o poder do amor, mas também sobre o lado negro destas relações: a violência no namoro e o bullying.

O terceiro e quarto capítulos direcionam o "olhar para dentro" com O Poder da Tua Mente e O teu Corpo fala Contigo. Nestas páginas, a autora fala sobre o potencial de cada um e de como é importante arriscar sonhar e ter autoconfiança. As transformações no corpo, a sexualidade e a saúde reprodutiva são assuntos que não são deixados de fora.

O Mundo à tua Volta, o último capítulo, explora os desafios da vivência em sociedade e desafia a sair do paradigma de "o que queres ser quando fores grande", evoluindo para "quem queres ser quando fores grande?", exortando os leitores a fazerem a diferença no mundo. O voluntariado – tão central para a autora – marca a sua presença neste capítulo.

A sessão de apresentação de 'Adolescer é fácil, #só que não!' acontece a 16 de maio, a partir das 10h45, no Liceu Passos Manuel, em Lisboa. Acompanhada por várias turmas de adolescentes e com convidados muito especiais – entre os quais Isabel Alçada, a sexóloga Vânia Beliz ou o humorista Diogo Faro – Catarina Furtado falará sobre este projeto.