Amanhã, 5 de maio, comemora-se, pela primeira vez, o Dia Mundial da Língua Portuguesa. A data foi consagrada pela UNESCO no calendário internacional, no final do ano passado, depois de proposta apresentada por todos os países lusófonos, em outubro, à organização das Nações Unidas.
Foi com o objetvo de assinalar a efeméride que a Porto Editora, o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua e o Plano Nacional de Leitura criaram o concurso literário "Contos do Dia Mundial da Língua Portuguesa".
O concurso tem a particularidade de se dirigir "aos muitos milhares de alunos que estão a frequentar cursos de língua e cultura portuguesas um pouco por todo o mundo", explica a Porto Editora, em comunicado.
Para participar, os estudantes devem escrever um conto inédito (entre uma a três páginas), cuja autoria e originalidade deve ser atestada pelo respetivo professor. Existem categorias criadas a partir da idade dos estudantes (dos 8 aos 14 anos e a partir dos 15 anos) e dos níveis de proficiência da língua dos alunos.
Os trabalhos serão depois avaliados por um júri de cinco elementos em representação das três entidades organizadoras (Porto Editora, Camões, I. P. e Plano Nacional de Leitura). Os vencedores serão conhecidos a 5 de maio de 2021.