Estão abertas as inscrições para a 4.ª edição do Concurso «Contos do Dia Mundial da Língua Portuguesa», uma iniciativa da Porto Editora e do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P, em colaboração com o Plano Nacional de Leitura (PNL2027).
Nesta edição, o desafio consiste em escrever um conto original em língua portuguesa sobre a temática “Liberdade e Cidadania” e surge na sequência da celebração dos 50 anos do 25 de abril e dos 500 anos do poeta Luís Vaz de Camões.
Podem participar todos os alunos da rede Camões I.P, que frequentam cursos de português pelo mundo inteiro (rede de Ensino Português no Estrangeiro, leitorados, universidades e Centros de Língua Portuguesa). Isto quer dizer que esta iniciativa pretende levar os estudantes no estrangeiro a escreverem em português.
A autora Sara de Almeida Leite assume o papel de madrinha do concurso, fazendo parte do respetivo júri. A autora deixa, inclusivamente, um desafio (disponível aqui) aos professores de português que se encontram fora de Portugal para que “se entusiasmem e incentivem os vossos alunos a participar”, aproveitando também para desejar a todos os participantes “muita inspiração e que se divirtam a escrever”.
«Concurso promove a criação de textos que “celebram a nossa língua comum e têm o poder de nos unir e de nos aproximar, mesmo quando não nos conhecemos»
Através desta colaboração, é promovida a criação de textos que “celebram a nossa língua comum e têm o poder de nos unir e de nos aproximar, mesmo quando não nos conhecemos e mesmo quando estamos tão longe uns dos outros”, diz Sara de Almeida Leite.
No Dia Mundial da Língua Portuguesa, 5 de maio de 2024, serão divulgados os contos vencedores, que serão também publicados na página oficial de Ensino Português no Estrangeiro e no portal institucional do Camões I.P, acompanhados pelas menções honrosas.
As candidaturas para o concurso estão abertas até 22 de fevereiro de 2024. Podes saber mais sobre o regulamento da iniciativa aqui.