A 30 de janeiro, Melinda Gates e a Porto Editora desafiam os leitores portugueses a deixarem-se inspirar por histórias extraordinárias que mostram como nunca foi tão oportuno dar às mulheres a possibilidade de Ganhar asas e voar e assim elevarem a humanidade. No seu primeiro livro, a autora e filantropa aborda questões tão variadas como a saúde materna, a educação, o trabalho sexual, o casamento infantil ou a desejada igualdade no acesso às oportunidades profissionais. Através de relatos na primeira ou na terceira pessoa, provoca no leitor sensações tão diversas como empatia, choque, consternação ou surpresa – seja pela excentricidade da situação ou pelo desconhecimento de uma realidade nem sempre distante.
Desde o momento em que decidiu deixar de trabalhar para se dedicar à família, convencida de que esse era um papel exclusivamente feminino, até aos dias de hoje, em que inspira e apoia mulheres em todo o mundo, Melinda Gates partilha o que aprendeu no seu percurso à frente da Fundação que dirige com o seu marido, Bill Gates. Ao mesmo tempo, revela a sua luta pela afirmação pessoal e pela igualdade no seu próprio casamento.
Além de um registo de memórias e experiências, esta obra é também um apelo à ação e à mudança e é nesse sentido que a autora decidiu doar a totalidade dos lucros resultantes da venda do livro às organizações que cita nas suas histórias e que estão listadas nas últimas páginas do livro.