Ricardo Monis morreu, no dia 14 de maio, aos 25 anos, anunciou a sua editora. O sociólogo era o autor da série de livros infantis "Ricky" cujo primeiro volume foi lançado em 2022. Era portador de Atrofia Muscular Espinal tipo II, uma doença neuromuscular degenerativa, que fazia com que os seus músculos fossem enfraquecendo ao longo do tempo.
No início de 2022, quando se encontrava prestes a terminar o curso de Sociologia, publicou, em conjunto com o primo Lucas Chipenda e o ilustrador Nuno Salvada, o livro infantil "Ricky". A obra foi editada pela Revista Forum Estudante, no âmbito da comemoração do seu 30.º aniversário.
“Ricky” é um livro infantil que conta as peripécias do dia-a-dia vividas durante vários anos por dois primos, Ricardo (Ricky) e Lucas. O livro assume como principal objetivo "expor e normalizar as pessoas com deficiência, mostrando às crianças que é normal as pessoas serem diferentes".
"Quero acreditar que o mundo está mais aberto a estes casos, mas só é possível se a comunicação social partilhar estas histórias de uma forma natural. Falta esta visão mais natural da pessoa e não da condição", sublinhou Ricardo Monis, numa entrevista concedida à FORUM, em abril de 2022.
O segundo volume da coleção "Ricky" tem publicação agendada para o final deste ano, editado pela Suricata Editora, que revelou que Ricardo Monis terminou ainda o texto de um terceiro volume.
"Precisamos de ir ter com as pessoas, de ir às escolas, de mostrar às crianças que o livro existe e deixá-las confortáveis para fazer perguntas", explicou Ricardo Monis à FORUM, antes de acrescentar: "Acreditamos que a educação é a chave para um mundo inclusivo. Foi este o objetivo do livro, mais do que contar histórias, educar".
Entrevista aos autores do livro infantil “Ricky”
Em entrevista à FORUM, os autores do livro "Ricky" Ricardo Monis e Lucas Chipenda contam-nos mais sobre este projeto: "Acreditamos que a educação é a chave para um mundo inclusivo".