Gil Vicente 

Gil Vicente é conhecido como “o pai do teatro português”. O que talvez possam não saber é que o dramaturgo partilhava esta profissão com outra: a de ourives. Existe uma teoria bastante aceite que defende que o autor do Auto da Barca do Inferno terá sido ourives antes de se conseguir sustentar apenas com a sua atividade artística e que pode até, a certa altura, ter exercido ambas as profissões ao mesmo tempo.

 

Fernando Pessoa 

Quando pensamos em Pessoa pensamos naquele que é, talvez, o maior poeta português de todos os tempos, um verdadeiro mestre da nossa língua. Mas a verdade é que, em vida, apenas publicou esta obra em português. As restantes três foram editadas em inglês. Isto deve-se ao facto de o poeta ter feito toda a sua formação escolar na África do Sul, mais concretamente em Durban. E nem só as letras lhe despertavam interesse, também as estrelas fascinavam o autor. O seu interesse por Astrologia era bem conhecido e Pessoa dedicava muito do seu tempo a fazer mapas astrais de amigos, familiares e até de figuras históricas! 
 

 


Sabias que Eça de Queirós tinha o hábito de escrever em pé? E que Gil Vicente terá sido ourives? Conhece mais curiosidades sobre alguns dos grandes autores da literatura portuguesa. 


 

 

 

Eça de Queirós

O autor d’Os Maias nasceu na Póvoa de Varzim, mas conheceu os quatro cantos do Mundo. Viveu em Aveiro, Coimbra, Porto, Lisboa, Leiria, Havana, Newcastle, Bristol e Paris. Estas viagens deviam-se à sua profissão de diplomata, uma vez que o escritor seguiu este caminho profissional que também foi o do seu pai. Um facto menos conhecido sobre o autor é o de que tinha uma certa obsessão com a magreza e um pavor enorme de engordar. Talvez por isso, tinha o hábito de escrever em pé, algo que lhe permitia ter alguma atividade física numa tarefa, de outra forma, bastante sedentária. 

 

Luís de Camões 

Sobre Camões, poucas são as certezas, uma vez que a sua vida não está muito documentada. No entanto, podemos apontar alguns aspetos da sua vida como certezas quase absolutas. Levava uma vida boémia, frequentando tabernas e envolvendo-se em muitas brigas. Destas andanças resultaram algumas sentenças de prisão. Diz-se até que a viagem até à Índia onde o poeta escreveu grande parte d’Os Lusíadas poderá ter sido mesmo uma punição por crimes cometidos.

 

Awesome Bookworm Vectors 1

 

José Saramago 

Por dificuldades financeiras, José Saramago não pôde prosseguir os estudos regulares no Liceu e, subsequentemente, a faculdade. Em vez disso, completou o seu ensino secundário através de um curso técnico de serralharia, hoje equivalente a um curso profissional. Saramago não era também o apelido da sua família! Era apenas uma alcunha pela qual a sua família era conhecida e que o funcionário do registo, por engano, acrescentou a José de Sousa, ficando ele assim, oficialmente, com o nome de José de Sousa Saramago.