Até domingo, 15 de setembro serão 4 dias de promoção da leitura, 10 painéis de discussão, performances de poesia, sessões de contos, workshops de ilustração, lançamento de livros e muitos espaços de conversa entre os cerca de 40 escritores e os leitores.

Esta edição apresenta uma programação bastante diversificada, que celebra Sophia de Mello Breyner Andresen, o Mar e ainda a literatura em língua portuguesa. O Festival Literário de Ovar consolida-se pela sua marca única no âmbito dos eventos literários em Portugal, tratando-se de um evento alternativo, que pretende dar voz a vozes que de outra forma mais dificilmente chegariam ao conhecimento dos leitores. O Festival Literário de Ovar assume-se como um evento diferenciador, que acontece fora dos grandes centros urbanos, mas que está consciente dos valores sociais e humanos que devem sempre prevalecer no seio da literatura e da leitura.

Zetho Cunha Gonçalves, Gisela Casimiro, Rui Zink, Bruno Henriques, Tiago Alves da Costa, Luís Filipe Sarmento, António Vilhena, Marcelo Teixeira, Isabel Rio Novos, Susana Moreira Marques, Marlene Ferraz, João Morales, Isabel Nery, Andreia Azevedo Moreira, Yara Monteiro, Sandra Catarino, Henrique Manuel Bento Fialho, Sérgio Almeida, José Viale Moutinho, Maria João Cantinho, Júlia Nery, Alice Brito, Teresa Moure, Cristina Marques, João Cunha Silva, Maria da Conceição Vicente, Maria Almira Soares, Carlos Nuno Granja, Pedro Guilherme-Moreira, Wagner Merije, Pedro Teixeira Neves, Manuella Bezerra de Melo, David Capelenguela, Nuno Costa Santos Marco Neves, Isabel Tallysha-Soares, António Mota, Filipe Homem Fonseca e Victor Oliveira Mateus são os autores que marcarão presença nesta edição do Festival Literário de Ovar. Estes autores foram estrategicamente divididos por mesas de reflexão e cada mesa debruçar-se-á sobre diversas e diferenciadas temáticas, tendo por mote uma citação/reflexão de Sophia de Mello Breyner Andresen.

Os Workshops de ilustração serão orientados por Fedra Santos e Evelina Oliveira. Da programação deste Festival Literário, de destacar ainda performances de poesia por Renato Filipe Cardoso e a Sessão de Conto com Mariana Machado. Haverá ainda espaços dedicados à literatura infantil e a apresentação do livro “Sophia de Mello Breyner Andresen” de Isabel Nery.

"Incentivar à leitura, promover a reflexão, valorizar os livros e os escritores e aproximá-los dos leitores são alguns objetivos deste festival literário", frisa a organização. O programa pode ser consultado na íntegra AQUI