Deixa-te de Mentiras foi publicado originalmente em França, em 2017. Agora, a obra de Philippe Besson chega às estantes nacionais, numa aposta da Sextante Editora. 

Segundo revela a editora, em comunicado, Deixa-te de Mentiras conta a "história de um amor terno e sensual, alimentado em segredo". A revista Elle descreve a obra como “um Brokeback Mountain francês”.

 

 

"Narram-se factos e sentimentos autobiográficos, que retratam um momento especial na vida do autor, o final da adolescência, mas também de uma França dominada pelas idiossincrasias dos anos 80", acrescenta a mesma fonte.

Philippe Besson foi distinguido com o prémio Maison de la Presse, em 2017, sendo que a obra "Deixa-te de Mentiras" está a ser adaptada ao cinema. O autor estará em Portugal, a 13 de fevereiro, na apresentação da obra Arrête avec tes mensonges, na Mediateca do Instituto Francês de Portugal, em Lisboa.

 


 

"Eu inventava tão bem histórias que era difícil distinguir a verdade da mentira.
Acabei por fazer disso profissão e tornei-me romancista".
Phillippe Besson

 


 

O enredo começa no átrio de um hotel em Bordéus, quando um escritor avista um jovem estranhamente parecido com o seu primeiro amor, Thomas. Este encontro "é o rastilho para a evocação de uma relação nunca esquecida, com viagens ocasionais à infância do autor", acrescena a Sextante

Besson inspirou-se mesmo nesta fase da sua vida para encontrar o título do romance: "Eu inventava tão bem histórias que era difícil distinguir a verdade da mentira. Acabei por fazer disso profissão e tornei-me romancista".