Desde o dia 17 de Março, a Rede de Livrarias Independentes (ReLI) tem uma plataforma digital de vendas. O catálogo conta com livros de mais de 60 livrarias independentes à volta de Portugal.
Forum Estudante | 23 março 2022
Rede de livrarias independentes cria plataforma digital de vendas
A estrutura tem como objetivo divulgar iniciativas e informações de livrarias portuguesas que não pertencem a grandes grupos editoriais e livreiros.
A Rede de Livrarias Independentes (RELI) é composta por livrarias portuguesas, sem ligação com os grandes grupos editoriais e livreiros. “O objetivo da RELI é coordenar parte da nossa comunicação conjunta e endereçar a atenção para o nosso papel, através deste site, onde se podem encontrar informações sobre cada um dos participantes e respetivos canais de comunicação, e ter acesso às iniciativas de todos — campanhas de promoções, feiras do livro, lançamentos, etc”, pode ler-se no site da RELI.
No dia 17 de março, foi lançada uma plataforma online de vendas criada pela RELI, onde é possível comprar livros de todos os tipos e géneros. A plataforma digital criada pela RELI, conta com o apoio de várias entidades públicas culturais, nomeadamente do Ministério da Cultura, da Imprensa Nacional – Casa da Moeda (INCM), da Biblioteca Nacional de Portugal (BNP) e da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB).
Em setembro de 2020, na altura em que os memorandos foram assinados, a ministra da cultura, Graça Fonseca, antecipou o lançamento desta plataforma, explicando o seu contexto de criação: "foi um trabalho que foi sendo feito ao longo de meses com a ReLI, de identificar medidas concretas e o que é que seria mais importante, mais estruturante, para o setor, das várias medidas que poderíamos fazer em conjunto. Esta, em particular, foi logo identificada pela ReLI, que tinha o projeto para o desenvolvimento de uma plataforma própria de comércio eletrónico".
O site é composto pelos catálogos das livrarias aderentes a RELI, que são mais de 60 espalhadas por todo o país. Sabe mais aqui.