O novo livro de Bill Bryson é assim uma espécie de "ciência do corpo para totós". Também autor de 'Breve História de Quase Tudo', obra que vendeu mais de 2 milhões de exemplares em todo o mundo, chega agora a Portugal 'O Corpo - Um Guia para Ocupantes', numa aposta da Bertrand Editora. 

O livro revela-nos, por exemplo, que uma em cada oito pessoas, tem um par de costelas extra, enquanto as pessoas com síndrome de Down têm frequentemente um par a menos. Esta extraordinária investigação ensina, de forma leve e descontraída, como o corpo humano funciona e como consegue a extraordinária proeza de crescer, reproduzir-se e curar-se a si próprio. O difícil vai ser não sorrires com os exemplos apresentados. 

Sabias que o cromossoma Y, o que dá origem aos seres humanos de sexo masculino, está em vias de extinção? Tem apenas 70 genes; outros cromossomas chegam a ter 2000. E tem vindo a encolher desde há 160 milhões de anos. Ao ritmo atual de deterioração, estima-se que pode desaparecer por completo
daqui a 4,6 milhões de anos. Sim, os homens podem desaparecer, restando apenas as mulheres. São 470 páginas + índice verdadeiramente deliciosas, úteis para compreenderes alguns dos conceitos que integram o currículo das tuas aulas de Biologia, vais ver.