A sextante Editora edita em Portugal esta obra cuja história é inspirada em factos reais. O seu epicentro está uma mulher italiana e judia que há 62 anos espera o regresso do filho que lhe foi levado à nascença pelas SS para integração no programa «Lebensborn». Este projeto nazi, onde estiveram pelo menos 250 mil crianças, tinha como objetivo a criação de uma «raça pura» e consistia em retirar crianças às famílias biológicas e entregá-las a famílias alemãs, para serem educadas de acordo com os ideais do III Reich.

Haya Tedeschi procura obsessivamente o filho que nasceu da sua relação com um oficial das SS. Há sessenta e dois anos a criança foi roubada pelas autoridades nazis no âmbito do projeto de pureza racial «Lebensborn». A procura de Haya leva-a a fotografias, aos julgamentos de Nuremberga, a testemunhos das atrocidades e traumas da Segunda Guerra Mundial e ao massacre dos judeus em San Sabba, o único campo de extermínio que existiu então em Itália.

Duro e comovente, 'Trieste' é acima de tudo um documento fundamental para compreender a ocupação nazi em Itália, e inclui testemunhos reais de militares das SS, listas do campo de extermínio de San Sabba, fotografias e correspondência. Escritora premiada, crítica literária, membro ativo do PEN Croácia e
da Associação de Escritores do país, Daša Drndi? morreu no ano passado vítima de um cancro. O seu romance 'Beladona', finalista do Prémio Europeu de Literatura EBRD em 2018, será também publicado pela Sextante Editora.