Foi no ano letivo 2023/2024 que o projeto Mosaico arrancou em cinco escolas-piloto nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto. Desde então, o a iniciativa envolveu mais de uma centena estudantes que, com o apoio de voluntários dos BNP Paribas, participaram em workshops sobre interculturalidade e sessões para partilha de testemunhos. Os alunos foram ainda desafiados a criar e a apresentar as suas próprias ideias de ações que vão ao encontro dos objetivos do programa.
E quais são os objetivos do Mosaico? A organização explica que o nome “simboliza a união de diferentes partes de um todo harmonioso”. Nesse sentido, acrescentam, o projeto “pretende promover o respeito, o diálogo, uma consciência cívica, a partir da escola para a comunidade, enriquecendo a mesma”, numa dinâmica em que conceitos como interculturalidade ou diversidade são centrais.
Projeto Mosaico convida todas as comunidades escolares a realizar ações de promoção da interculturalidade e da diversidade.
Em entrevista à FORUM, a participante Laura Marques, aluna da Escola Professor Agostinho da Silva, destaca a relevância deste projeto no dia a dia dos estudantes: “A participação num projeto como o Mosaíco é muito importante para pessoas da minha geração, para haver um crescimento social e pessoal nas suas vidas”.
Em 2025, o projeto apresenta um novo formato, partilhando a metodologia com todas as escolas nacionais, de forma a aumentar a escala e o impacto. A ideia é que cada comunidade escolar possa, a partir de recursos e materiais partilhados pelo projeto, desenvolver ações como workshops, partilha de testemunhos, entre outras dinâmicas.
Criados “momentos únicos”
Beatriz e Daniel são dois dos educadores que participaram no projeto Mosaico. Os profissionais do Agrupamento de Escolas Mães d’Água, na Amadora, fazem um balanço positivo do envolvimento no projeto: “É muito importante e pertinente promover nos nossos alunos a reflexão sobre o diálogo intercultural e a diversidade étnica”.
De acordo com os educadores, “os alunos foram muito recetivos a todas as atividades desenvolvidas”, destacando os momentos de partilha de testemunhos que “representaram momentos únicos de empatia e de motivação” para os estudantes, levando-os “a acreditar que é possível ter sonhos e alcançar o sucesso”.
É ainda sublinhada por Beatriz e Daniel a importância de ter sido dada a oportunidade aos alunos de pensar os desafios, oportunidades e potencialidades no contexto da sua escola. “A reflexão sobre esta questão levou ao reconhecimento e valorização desta diversidade por parte dos alunos e educadores envolvidos”, destacam, antes de concluir: “Orgulha-nos muito termos abraçado o Projeto Mosaico, acreditando que será uma mais valia para os nossos alunos”. ?