'Inércia' é uma canção sobre o verão, a preguiça e a vontade trabalhar, e serve de amostra ao primeiro álbum do cantor e compositor em nome próprio e em português. Já 'Morada' ostra-nos um conjunto de 10 canções, entre o rock e a pop, com uma forte presença de arranjos de cordas.

O músico estreou-se na escrita de canções em português com o tema “Perto” (incluído no álbum), composto para a cantora Cristina Branco e presente no álbum “Branco”. Mais recentemente, com Francisca Cortesão (Minta & The Brook Trout), escreveu a canção “Anda Estragar-me Os Planos”, para a voz de Joana Barra Vaz – tema que foi alvo de uma nova versão no último álbum de Salvador Sobral.

O primeiro longa-duração AFonso Cabral teve a produção de António Vasconcelos Dias e foi gravado nos estúdios 15A, casa da editora de João Paulo Feliciano, a Pataca Discos, pela qual a banda de Afonso Cabral - os You Can’t, Win Charlie Brown - editou os seus primeiros álbuns.

O concerto de apresentação de “Morada” já está agendado para 30 de novembro no CCB (inserido na programação do CCBeat). Antes disso, o músico e compositor apresentar-se-á ao vivo no festival Bons Sons (Cem Soldos, Tomar), a 9 de agosto. “Morada” é uma edição de autor, com distribuição pela Sony Music Portugal. A edição do álbum teve o apoio da Fundação GDA.

(Foto de Luís Costa)