Nos dias 14, 15 e 16 de abril de 2022, e após o adiamento da edição de 2021, o Festival Live in a Box teve a sua primeira edição em três salas e cidades diferentes que receberam nove artistas num total de dezoito espetáculos. Desta forma, o festival saltou do streaming para os palcos e para junto do público que, através deste evento, ficou a conhecer alguns dos mais belos espetáculos que se encontram em territórios lusófonos e ibéricos. 

O Festival Live In a Box surgiu a partir de duas necessidades emergentes durante a pandemia: fazer com que a música chegasse ao público, num período no qual o país se encontrava sob total isolamento social, e estimular a profissionalização do setor artístico e de todos os que com ele colaboram, criando uma lógica de remuneração para os artistas que fizeram parte do cartaz do festival, assim como as suas equipas.

Mantendo-se sempre fiel ao conceito inicial, o Festival reuniu, nestes três dias, centenas de profissionais: músicos, técnicos, produtores, entre muitos outros, criou dinâmicas de desenvolvimento da economia local nas três cidades por onde passou e desenvolveu um verdadeiro sentimento de comunidade entre os artistas que dele participaram.


Para o cantor e compositor valenciano, Carles Dénia “o Festival Live In a Box constitui uma oportunidade única de encontro entre artistas da música lusófona e ibérica. Uma mostra evidente do potencial artístico que emerge deste âmbito cultural comum e uma experiência enriquecedora para qualquer artista”.

A diretora da agência Fado in a Box e responsável pelo festival, Ana Paulo, revela que “num contexto de isolamento social e estado de emergência nacional, conseguimos criar um Festival online, a partir dos mesmos gestos profissionais que teríamos de executar no caso de um festival real”. Acrescenta ainda que “criámos uma marca e colocámos em marcha um festival, remunerando os artistas e suas equipas e motivando os nossos a continuar com o seu trabalho”

No encerramento desta primeira edição, fica o compromisso de que o Festival Live In a Box terá uma nova edição em 2023, em datas e locais a anunciar muito em breve. Outro grande objetivo para 2023 é apresentar o Festival em Espanha dada a missão de continuidade e crescimento que este pretende implementar, nomeadamente, na promoção da economia local das cidades anfitriãs, em cumplicidade com as comunidades locais para o desenvolvimento de fluxos turísticos entre Portugal e Espanha.

Para saberes mais clica aqui.