Em 2020 o Sumol Summer Fest regressa ao Ericeira Camping, nos dias 3 e 4 de julho, a tempo de celebrar o início das férias de verão, no melhor ambiente, com a praia a menos de 500 metros de distância. Na 12ª edição mantém-se a aposta no hip hop nacional e a primeira confirmação vai para Julinho KSD, com os seus temas em português, inglês e crioulo a encherem o Palco Sumol no dia 3 de julho.

A linha de Sintra tem sido uma boa fábrica de talentos no que ao hip hop diz respeito. Julinho KSD é um desses trunfos, afirmando-se com um dos rappers mais promissores da música portuguesa. Começou no Instinto 26, um grupo de trap, hoje mais conhecido graças à sua orientação afrobeat. Com raízes cabo-verdianas, Julinho descobriu a magia da língua crioula quando começou a ouvir géneros como o batuco e a morna. Por essa altura rendeu-se a referências do rap crioulo como Da Blazz, Landim e Né Jah.

Inspirado por esses nomes, o jovem rapper começou a aprimorar a sua própria linguagem e lançou o single “Hoji en sa tá vivi”, um tema que atingiu a marca poderosa de quatro milhões de visualizações no YouTube. “Sentimento Safari”, o single seguinte, elevou-o definitivamente ao estatuto de jovem estrela do hip hop – a música conta já com oito milhões de visualizações no YouTube e mais de dois milhões de plays no Spotify. “Hoji N'Ka Ta Rola” é o novo single e mais um sucesso capaz de envolver o público presente dia 3 de julho no Palco Sumol de mais uma edição do Sumol Summer Fest.Julinho KSD confirmado no Sumol Summer Fest