A União Audiovisual revelou o lançamento do documentário "Ninguêm fica para tráz", que relata as dificuldades vividas pelos técnicos de audiovisual durante a pandemia da Covid-19. Técnicos, produtores, riggers, técnicos de backline são algumas das profissões destacadas.
Filmado por Nuno Pires Pereira, em cidades como Lisboa, Évora, Faro, Porto, Caldas da Rainha ou Coimbra, o documentário conta algumas das histórias de quem "tudo perdeu, mas nem por isso desanimou quando a pandemia chegou a Portugal em 2020".
União Audiovisual. Técnicos de espetáculos e eventos combatem dificuldades criadas pela pandemia
A pandemia e o cancelamento de grande parte das iniciativas culturais trouxe sérias dificuldades económicas a muitos técnicos de espetáculos e eventos. Grupo informal União Audiovisual procura ajudar estes profissionais. Sabe como podes contribuir.
De acordo com a mesma fonte, o documentário mostra como estes profissionais se dedicaram a "aprender a fazer coisas novas", registando a forma como "tudo começou e como [o projeto] foi apadrinhado por imensa gente".
O Documentário tem datas de exibição agendadas já para o mês de outubro 2021, promovendo a boa continuidade de recolha de bens de primeira necessidade para profissionais do espetáculos, que sofrem os efeitos da paralisação parcial ou absoluta das suas atividades.
A entrada, para cada exibição, é gratuita mediante a cedência de uma doação de bens alimentares.
Datas de exibição de "Ninguêm fica para tráz"
5 de Outubro- Estreia São Jorge (Lisboa)
6 outubro- Cine Incrível (Almada)
8 outubro- Cine clube de Faro (Faro)
13 outubro- Auditório Soror Mariana (Évora)
14 outubro- Arrábida Shopping cinemas UCI (Gaia)
15 outubro- Salão Brasil (Coimbra)
22 outubro- Auditório Municipal da Lourinhã, 21h30
23 outubro- Cave Avenida, Viana do Castelo
27 de Outubro- Doc Lisboa