O concerto de abertura decorrerá na Casa da Música e conta com a participação da Orquestra Jazz de Matosinhos e com o pianista João Paulo Esteves da SilvaO festival é dirigido pelo pianista português Nuno Marques. Radicado em Nova Iorque, desenvolve a sua carreira e o trabalho de divulgação de Portugal no panorama da música erudita e da cultura. É com este propósito que nasce o Porto Pianofest. 

O festival divide-se em dois segmentos: os concertos e recitais, dirigidos ao público em geral, e tocados pelos “Mestres de Piano”, ou seja, pianistas já consagrados, e pelos “Jovens Talentos”, pianistas promissores que merecem um palco para se apresentar; por outro lado, há ainda as Masterclasses e as Conferências, pensadas para os jovens estudantes de música, colocando-os em contacto com a sabedoria de pianistas como, por exemplo, Pedro Burmester, Judith Jauregui (pianista espanhola) e Oscar Colomina i Bosch (compositor/maestro, director da Menuhin School em Londres).

Porto Pianofest é um festival internacional de piano. "Pretende oferecer à cidade do Porto um conjunto de concertos e recitais de pianistas nacionais e internacionais. Além disso, apresenta um ciclo de masterclasses e conferências dadas por pianistas de renome e dirigidas a jovens estudantes. O objetivo é fomentar o diálogo transatlântico e propagar a música clássica como eixo de promoção na e da cidade", explicam os seus mentores.