Educação para a Cidadania Digital

“A Internet é como Nova Iorque, uma grande cidade que, como se diz, nunca dorme.” Foi com esta comparação que Ruth Ferrony, do Centro Nacional de Cibersegurança / Centro Internet Segura, iniciou a sessão da manhã, chamando a atenção dos participantes para a importância de desenvolver uma atitude consciente e equilibrada na utilização das tecnologias.

Ao longo da sessão, abordou o impacto do digital nas nossas vidas - desde o bem-estar físico e mental até às relações sociais e familiares.
“Utilizem com equilíbrio. O digital faz parte da vossa vida, mas não é a vossa vida toda”, sublinhou, apelando à importância de manter relações interpessoais sólidas fora dos ecrãs.

 

Criatividade ao serviço do bem-estar online

Na segunda parte da manhã, os participantes foram desafiados a aplicar o que aprenderam. Em grupo, tiveram de criar um cartaz, um post para redes sociais e um vídeo curto com o objetivo de sensibilizar para o tema do bem-estar digital.

Esta atividade final uniu criatividade, pensamento crítico e competências digitais, dando palco à voz dos participantes enquanto agentes de mudança num mundo cada vez mais conectado.

 

IMG 2753

IMG 2753

IMG 2753

Um encerramento com impacto

Com esta terceira sessão, chegou ao fim esta edição do CIS Digital Camp, o segundo de cinco bootcamps que, ao longo deste ano, estão a capacitar estudantes do ensino secundário e profissional para uma vivência mais segura, saudável e crítica no mundo digital.

Durante três dias, temas como privacidade, desinformação, discurso de ódio, cibersegurança e bem-estar online estiveram no centro da discussão.  

1ruth

  


TESTEMUNHO

«O tema do bem-estar online é muito relevante nos dias de hoje. Acho que esta academia devia acontecer mais vezes.»

 Lara Morgado, 18 anos, Escola Secundária Diogo Gouveia (Beja) 

 

lara 

 “Uma experiência interessante, que ajudou a expandir as nossas competências digitais. O tema do bem-estar online é muito relevante nos dias de hoje. Acho que esta academia devia acontecer mais vezes. Foi uma experiência inesquecível."