Educação para a Cidadania Digital
“A Internet é como Nova Iorque, uma grande cidade que, como se diz, nunca dorme.” Foi com esta comparação que Ruth Ferrony, do Centro Nacional de Cibersegurança / Centro Internet Segura, iniciou a sessão da manhã, chamando a atenção dos participantes para a importância de desenvolver uma atitude consciente e equilibrada na utilização das tecnologias.
Ao longo da sessão, abordou o impacto do digital nas nossas vidas - desde o bem-estar físico e mental até às relações sociais e familiares.
“Utilizem com equilíbrio. O digital faz parte da vossa vida, mas não é a vossa vida toda”, sublinhou, apelando à importância de manter relações interpessoais sólidas fora dos ecrãs.
Criatividade ao serviço do bem-estar online
Na segunda parte da manhã, os participantes foram desafiados a aplicar o que aprenderam. Em grupo, tiveram de criar um cartaz, um post para redes sociais e um vídeo curto com o objetivo de sensibilizar para o tema do bem-estar digital.
Esta atividade final uniu criatividade, pensamento crítico e competências digitais, dando palco à voz dos participantes enquanto agentes de mudança num mundo cada vez mais conectado.
Um encerramento com impacto
Com esta terceira sessão, chegou ao fim esta edição do CIS Digital Camp, o segundo de cinco bootcamps que, ao longo deste ano, estão a capacitar estudantes do ensino secundário e profissional para uma vivência mais segura, saudável e crítica no mundo digital.
Durante três dias, temas como privacidade, desinformação, discurso de ódio, cibersegurança e bem-estar online estiveram no centro da discussão.
TESTEMUNHO
«O tema do bem-estar online é muito relevante nos dias de hoje. Acho que esta academia devia acontecer mais vezes.»
Lara Morgado, 18 anos, Escola Secundária Diogo Gouveia (Beja)
“Uma experiência interessante, que ajudou a expandir as nossas competências digitais. O tema do bem-estar online é muito relevante nos dias de hoje. Acho que esta academia devia acontecer mais vezes. Foi uma experiência inesquecível."