Esta conferência internacional é promovida pelo Plano Nacional das Artes e organizada por várias entidades, entre elas o Politécnico de Leiria, a Cátedra UNESCO em Gestão das Artes e da Cultura, Cidades e Criatividade do Politécnico de Leiria, a European Network of Observatories in the Field of Arts and Cultural Education e a Fundação Calouste Gulbenkian. Além disso, conta ainda com o apoio da Câmara Municipal das Caldas da Rainha e da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha.

Além das intervenções artísticas, este evento é marcado pela participação de diferentes gerações e intervenientes, desde decisores políticos, europeus e agentes de organizações culturais e educativas até estudantes europeus. Destaca-se o Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, e o Ministro da Educação, João Costa, além de organismos internacionais, como a UNESCO e a Comissão Europeia. Juntos, irão refletir, debater ideias e tomar decisões, dando voz aos jovens da União Europeia (com idades compreendidas entre os 16 e os 25 anos) e preparando-os relativamente ao papel da cultura e da educação em benefício da democracia e da cidadania cultural.

 

O debate funcionará a partir de 3 principais questões:

1- “Qual é o meu lugar nas artes e na cultura?”
Perguntas dos jovens sobre a influência da cultura e das artes na preservação da democracia


2- “O que podem as artes na educação para a democracia?”
Questões dos jovens sobre a forma como as artes e a educação podem contribuir para a cidadania e exercício da liberdade.


3- “Ouvir os jovens: o que propõem e como o podemos fazer juntos?”
Perceção, seleção e análise das propostas de ação.

 

Após a conferência, e a partir da recolha dos pontos de vista e recomendações dos jovens, será elaborada a Adenda à Carta do Porto Santo para respetiva entrega à Comissão Europeia em novembro de 2024. Este contributo é necessário e importante para valorizar o papel dos jovens na participação na democracia cultural, sobretudo no que toca à tomada de decisão sobre políticas públicas respeitantes à cultura, educação e juventude.

 

Para mais informações clica aqui 
Podes ainda assistir à conferência via streaming aqui