Funções: Dá apoio a empresas agro-industriais em áreas como a qualidade da matéria-prima, a ligação da ecologia à técnica a utilizar e a escolha das variedades mais importantes na altura das colheitas. Estuda e projecta as possibilidades de transformação de produtos vegetais e animais, analisa alimentos, estuda o efeito das várias operações fabris, nomeadamente da pasteurização, da esterilização, da desidratação, da condensação, da homogeneização e da congelação, no sabor, na cor, textura e valor nutritivo dos alimentos. Também estuda e desenvolve métodos de conservação e controlo de qualidade.


Requisitos: A um espírito analítico bastante apurado, este profissional tem que juntar a apetência para funcionar em equipa já que, muitas vezes, tem que trabalhar em colaboração com outras áreas. Capacidade para inovar e estar sempre a par dos progressos científicos constituem outras características relevantes.


Onde exercer: Empresas agro-alimentares, agro-químicas, de comercialização de produtos agrícolas ou de produtos para a agricultura; actividade liberal (empresário por conta própria); associações agrícolas; unidades de transformação de produtos alimentares, laboratórios de controlo de qualidade, associações de produtores de produtos com denominação de origem, organismos estatais.


Mercado de trabalho: O mercado de trabalho não está desfavorável para estes profissionais. As empresas cada vez se apercebem mais da sua importância e, gradualmente, deixam de prescindir da sua actuação. Com a remodelação das indústrias cada vez mais os engenheiros agro-industriais se tornam indispensáveis.