Funções: Estuda e domina os diversos elementos que constituem um veículo automóvel, desde o motor, ao chassi, passando pelo quadro, caixa de velocidades, transmissão, direcção, travões, etc., estando preparado para utilizar procedimentos e técnicas tendo em vista a manutenção e reparação de viaturas automóveis. A actividade deste profissional é fundamentalmente prática quando exercida em oficina. Numa perspectiva mais abrangente, um engenheiro de manutenção automóvel pode exercer funções do tipo Chefe e/ou Director de um serviço na área de viaturas automóveis, em empresas importadoras de veículos e todos os outros componentes para os
mesmos, concessionários, frotistas (ligados a empresas de transportes, distribuição, construção, etc.).


Requisitos: Gostar de automóveis; ter experiência na área da reparação automóvel e apreço por lidar com todos os seus componentes e acessórios; formação complementar na área comercial e de relações humanas.


Onde exercer: Preferencialmente, em concessionários e oficinas reparadoras oficiais de marcas; empresas fornecedoras de peças e acessórios, stands comerciais de veículos ou centros de inspecção automóvel.


Mercado de trabalho: Este sector de actividade tem sido preenchido por técnicos com formação em Engenharia Mecânica genérica, existindo, por isso, uma carência no mercado de pessoal qualificado especificamente em Manutenção Automóvel.

Pin It