Durante a manhã de hoje, professores e profissionais tiveram a oportunidade de partilhar experiências e falar sobre as profissões do futuro, as competências dos alunos e o compromisso das empresas no âmbito da empregabilidade.
O diretor de Recursos Humanos da Groundforce, Pedro Ramos, realçou que as profissões do futuro estarão ligadas ao mundo digital, uma vez que o espaço físico dotado como normal nos dias de hoje irá desaparecer. Com o desenvolvimento da robótica, muitas profissões irão desaparecer. Em contrapartida, está previsto que surjam mais de 60% de novas profissões, nos próximos 10 anos.
De acordo com Pedro Ramos, a forma de combater a substituição da mão de obra humana no mercado de trabalho passa pela capacidade de ser diferente de uma máquina. Como tal, é necessário ser criativo, comunicativo, persistente, ter iniciativa e capacidade de liderança.
Discursando no painel "O compromisso das empresas", a responsável pela formação do El Corte Inglês, Salomé Barreira sublinhou a responsabilidade social das instituições em contribuir para o percurso profissional dos jovens. As empresas devem acolher e aproveitar o melhor que cada um sabe fazer, contribuindo para a sua evolução.
A Forum Estudante esteve representada no evento pela sua colaborada ligada à área da empregabildade, Cristina Carita. "Temos de acreditar em nós próprios - apenas nós podemos melhorar a nossa vida", salientou.
O roteiro para a Empregabilidade Jovem conta com mais eventos relacionados com este tema, que se realizarão nas seguintes datas: "Reforço de competências no trabalho com os jovens" (27 de abril); "Rede emprega Lisboa" (24 de maio); "Conferência Internacional Neets at Risk" (29 de junho); "Open Day CECOA" (21 de setembro).
Esta iniciativa é da responsabilidade do CECOA - Centro de Formação Profissional para o Comércio e Afins. Para saber mais, podes visitar o site http://www.preventingneets.eu/