Carl Orff -  o pedadogo musical

Nascido na Alemanha no remoto ano de 1895, tornou-se conhecido não só pelas suas composições musicais experimentais, mas também pela criação do conceito de «música elementar», na qual o aluno desenvolve a sua personalidade utilizando a musicalidade como uma forma de comunicar.

Para este educador musical, a música e o fazer música assenta em 3 focos de aprendizagem: a imitação, a experimentação e por fim a observação. Tal qual acontece em todas as vertentes de crescimento das crianças.

Carl Orff fez de tudo um pouco na área musical, compôs peças instrumentais e de voz, produziu obras para coro a cantar à capela, entre tantas outras coisas.

Guntherschule – Música + dança + ginástica

Em 1925, Carl Orff abre um centro de educação musical para crianças e professores de educação física, ao qual se manteve ligado até ao ano da sua morte, 1982.

Tendo como sócio Dorothee Gunther, um professor de ginástica e artista gráfico, ambos passam a dar aulas no centro, a Guntherschule, sob o princípio de que o ensino musical e o desenvolvimento das crianças fazem-se através da mistura entre a música, o movimento e dança.

Instrumentos Orff – o nascimento da percussão

Passemos então para a grande herança deixada por Carl Orff e que podemos encontrar numa loja de instrumentos musicais: instrumentos de percussão pensados, desenhados e organizados pelo compositor alemão.

Carl Orff estimulou os seus alunos, independentemente das suas idades (aliás, defendia que quanto mais novos melhor) a improvisar sons que fossem ao encontro das coreografias que os colegas executavam.

Estas «músicas» eram tocadas com xilofones, pratos, pandeiretas, pratos, tamborins, entre outros dentro do mesmo género. A este tipo de instrumentos, os que marcam o ritmo, deu-se o nome do seu criador: instrumentos Orff.

O balafon africano e o gamelan asiático foram as fontes de inspiração de Carl Orff na construção dos xilofones e metalofones pedagógicos já que as teclas são removíveis permitindo criar um conceito de escalas e tons.

A oferta que hoje em dia encontramos numa loja de instrumentos musicais cresceu e tornou-se muito vasta:

  • Bongós
  • Tímpanos para Orff
  • Clavas
  • Shakers
  • Triângulos
  • Maracas
  • Ganzás

A lista é grande, mas se preferir também poderá adquirir um kit de percussão Orff que pode ter desde 8 instrumentos a 42, e a adaptados paras as várias idades e fases infantis.

A influência Orff na pedagogia musical

A importância dos instrumentos Orff na pedagogia musical e no desenvolvimento infantil é inegável, e a sua empregabilidade ocorre nas escolas, um pouco por todo o mundo.

Desde muito cedo, as crianças têm contacto com os instrumentos musicais e com a capacidade de criar através do improviso. A música e o instrumental com os seus tons diversificados permitem às crianças misturar sonoridades através do princípio básico da experimentação. Carl Orff acreditava que através da experimentação, da imitação dos gestos dos professores e da repetição as crianças eram estimuladas na sua capacidade de criação e de imaginação.

Nos dias que correm, os professores continuam a ter cuidado para que o instrumento escolhido seja o adequado a este tipo de aprendizagem, a aprendizagem por estímulos. A aprendizagem das técnicas para tocar o instrumento é igualmente importante, contudo esta só deverá acontecer depois da criança o ter descoberto livremente através da experimentação e da improvisação.

Na sua escola, Carl Orff ensinava através de atividades lúdicas. Em conjunto com as crianças cantava, batia palmas, fazia sons com objetos e dançava muito, já que as suas teorias defendem que na melodia, o ritmo está assente no movimento feito pelo corpo.

O legado de Carl Orff

Apesar de não existirem muitos livros, guias e manuais deixados por Orff, a «Obra Escolar» ou «Orff-Schulwerk», o seu nome original, com cinco volumes escritos, é uma das suas maiores obras, com várias reedições e utilizado nas escolas até aos nossos dias. Aqui estão reunidas várias peças para serem executadas pelos alunos, bem como algum material de pesquisa para que os professores possam seguir o seu trabalho e o legado.

Os instrumentos Orff e a sua pedagogia encontram-se espalhados nos quatro cantos do mundo, tendo sido fundadas algumas associações assentes nos princípios de Carl Orff.

Desde 1986 que encontramos na cidade do Porto a Orquestra Orff, atualmente com cerca 130 jovens, entre os 8 e os 22 anos, na qual se encontram as filosofias de Carl Orff e os instrumentos de percussão misturados com os instrumentos tradicionais utilizados numa orquestra como os sopros e cordas, resultando numa melodia rica em sons e timbres.