Recentemente publicamos um artigo sobre o DocEscolas do projeto educativo do Doclisboa, que visa colocar em contato com o público escolar questões que atravessam o globo, no entanto, muitos leitores não se deram conta da real escolha do formato de vídeo para abordar uma questão tão importante.

A escolha do vídeo não ocorreu de modo aleatório, mas sim baseada em uma série de questões relacionadas a facilidade de compressão, grande poder de engajamento entre os mais jovens e uma série de pontos relacionados exclusivamente ao marketing de conteúdo.

Para quem ainda não está familiarizado, o marketing de conteúdo consiste em criar conteúdo relevante para uma audiência específica, sem ter a intenção primária de realizar uma venda ou oferecer um serviço, no entanto, a proposta apresentada é tão relevante que a autoridade de quem a expõe acaba assegurando uma publicidade indireta extremamente efetiva.

Como exemplo deste marketing de conteúdo em vídeo, podemos citar o canal brasileiro The Vict, que atualmente conta com mais de 700 mil inscritos. Este canal comenta uma série de assuntos, como listas e dicas relacionadas a tênis e toda cultura sneakers.

Trata-se de um conteúdo extremamente relevante para quem, assim como o seu apresentador, é fascinado por tênis. No entanto, The Vict também é o nome de empresa de propriedade do criador de conteúdo que comercializa artigos para tênis, em especial cadarços exclusivos.

Ou seja, o marketing de conteúdo em vídeo do exemplo citado acima foi utilizado para atingir um público-alvo muito específico e que necessitaria de uma estratégia extremamente custosa e trabalhosa para alcançá-lo caso esta não fosse a abordagem. No entanto, como o produto é destinado a pessoas fanáticas por algo, e quem é fã realmente tende a pesquisar sobre o assunto, a empresa encontrou uma maneira extremamente efetiva de chegar ao resultado esperado.

Tal estratégia de marketing não é nova, sendo utilizada desde o princípio da popularização da internet, no entanto, se trata de um conteúdo criado maioritariamente em texto, que passa agora para o vídeo por contar com uma linguagem mais simplificada, se trata de um conteúdo de consumo mais ágil e conta com um engajamento maior.

Caso você tenha se interessado na estratégia de marketing utilizando o vídeo como ferramenta de divulgação, você necessita das ferramentas adequadas para criar a sua peça de exposição, para isso deve-se sempre optar por soluções simples, que operam de maneira online e possuem integração com as plataformas de veiculação, como, por exemplo, o InVideo.

É válido salientar que essa nova era da divulgação não se apresenta pertinente apenas para empresas que desejam captar novos clientes, mas também para influenciadores digitais que desejam alcançar um público maior e até mesmo campanhas institucionais e peças de arte, como é o caso do documentário citado no início do artigo.

Ou seja, quando se trata de divulgar conteúdo na internet, o vídeo é uma excelente proposta, conta com pouquíssimas limitações e consegue gerar um impacto realmente importante em diversos setores.

 

 

Marketing vídeo