A seguir, vamos embarcar numa aventura pelos canais urbanos de Aveiro, mas também descobrir outras de suas atrações marcantes.

A beleza dos canais

Os canais são certamente a principal marca da cidade e algo que a distingue de outros centros importantes de Portugal. A Ria de Aveiro forma cinco canais urbanos distintos:

  • Canal Central
  • Canal do Côjo
  • Canal das Pirâmides
  • Canal de São Roque
  • Canal dos Santos Mártires (também chamado de Canal do Paraíso)

O Canal Central é o mais conhecido, uma vez que percorre toda a região da Baixa, a partir do Jardim do Rossio, até ao Centro de Congressos de Aveiro. Os apartamentos e moradias com vista para esse canal costumam ser mais caros, como pode ser comprovado em uma pesquisa rápida no site https://rentola.pt/.

No entanto, para quem visita a cidade, o contato com esse e outros canais tende a ser de pura contemplação. Originalmente usados para o transporte de algas marinhas e o comércio entre diferentes partes de Aveiro, eles são, hoje em dia, mais voltados para o turismo.

É possível embarcar num tradicional barco moliceiro e ser transportado no tempo. Os passeios fluviais duram, em média, 45 minutos. Ao deslizar pelas águas tranquilas, os turistas passam por charmosas pontes, casas coloridas e jardins pitorescos. Então, podem deixar a brisa suave tocar o seus rostos enquanto sentem a atmosfera romântica deste sistema aquático único.

Os mais motivados podem explorar roteiros mais longos pelas águas de Aveiro. Alguns deles incluem a observação de pássaros (Birdwatching) e visitas a moinhos antigos do concelho de Albergaria-a-Velha.

Da Sé ao Museu Arte Nova

Ao desembarcar da sua aventura pelos canais, o viajante pode aproveitar para fazer um passeio pelo centro histórico de Aveiro. A cidade é conhecida pelos edifícios em diferentes estilos, com destaque para aqueles que seguem os padrões da Arte Nova.

Atualmente, há 27 edifícios identificados com esse estilo em Aveiro. Eles se destacam pelos adornos com detalhes intrincados, motivos florais, azulejos coloridos e fachadas em tons pastel. Os trabalhos em azulejo, especialmente, decoram muitos dos marcos da cidade e são uma herança artística importante.

Para conhecer mais a respeito desse movimento artístico, é possível ir à Casa do Major Pessoa. Conhecida hoje como Museu Arte Nova, essa antiga moradia fica junto ao Jardim do Rossio.

Se procura algo mais antigo, o visitante pode visitar a icónica Catedral de Aveiro. Esse é um impressionante exemplo de arquitetura gótica e barroca que resistiu ao teste do tempo.

Costa Nova e suas casas com riscas

A pouca distância de Aveiro encontra-se a Costa Nova, uma encantadora zona à beira-mar que encanta os visitantes com as suas casas únicas.

Estas coloridas estruturas de madeira, originalmente usadas pelos pescadores locais para guardar os seus equipamentos, tornaram-se um símbolo icónico da região por um motivo em especial: suas riscas coloridas.

Um passeio descontraído por essa região inclui paradas para fotos em frente às casas, mas também algum descanso em suas praias de areia. É um cenário incomum e que costuma deixar qualquer visitante maravilhado.

Sabores de Aveiro

Uma visita a Aveiro não estaria completa sem saborear as suas delícias culinárias. Conhecida pelos seus mariscos frescos e doces irresistíveis, a cidade oferece uma experiência gastronómica como nenhuma outra.

A refeição ideal inclui um prato de peixe local fresco e, como sobremesa, os famosos ovos moles de Aveiro. Com muitos restaurantes locais de alto nível na cidade, fica fácil perceber por que esse é um paraíso para os amantes da gastronomia.

Experiências culturais: arte, museus e festivais

Conforme a época, também se pode frequentar eventos especiais na cidade. No entanto, há uma programação cultural ativa o ano todo em Aveiro. Sua cena vibrante inclui galerias de arte, museus e festivais locais.

Um exemplo marcante é o Museu Arte Nova, já citado. Os turistas também podem conhecer o Museu Marítimo da cidade vizinha de Ílhavo. Nela, é contada a história da relação local com o mar. Entre os itens em exposição, há embarcações de diferentes tipos.

Além disso, ocorre todos os anos, no verão, o Festival dos Canais de Aveiro. Essa é uma celebração vibrante que dá vida aos canais da cidade. Entre as atrações, há muita música, dança e performances coloridas em harmonia com a paisagem fluvial.

Para os estudantes, também há uma programação acadêmica intensa na Universidade de Aveiro, que inclui debates sobre sustentabilidade, congressos científicos, feiras de emprego e outros eventos relevantes.

Aveiro, uma jóia a ser explorada

Ao se despedir de Aveiro, o viajante consigo as memórias de navegar pelos seus canais urbanos e descobrir o seu encanto único. Desde as águas tranquilas até as maravilhas arquitetónicas, das delícias culinárias às experiências culturais, a Veneza Portuguesa é um destino que cativa o coração de todos os que a visitam.