Marcar presença no mercado e destacar-se da concorrência depende, em grande parte, da sua capacidade de atrair e reter clientes. O cliente e o atendimento ao cliente devem estar no centro de qualquer plano de marketing. Para conseguir que a sua marca seja reconhecida no mercado, precisa de se diferenciar dos seus concorrentes. Existem formas de conseguir alcançar maior visibilidade mesmo com recursos limitados. Para isso bastar definir um plano e ser persistente.
Vamos mostrar-lhe que não precisa de ter um grande orçamento para conseguir desenvolver estratégias de marketing eficazes. O seu low budget para ações de marketing não impede a sua empresa de alcançar o sucesso.
Defina objetivos claros
Antes de começar a pensar em campanhas que pretende desenvolver, perca algum tempo a pensar nos objetivos da sua empresa. O que é que espera alcançar com as ações de marketing? Lembre-se que os objetivos devem ser reais e mensuráveis, por exemplo, angariar 100 novos clientes nos próximos 3 meses.
A definição de objetivos vai orientar as suas estratégias de modo a evitar o desperdício de recursos. Faça planos sempre de acordo com o seu orçamento.
Analise os resultados das campanhas anteriores
As novas estratégias de marketing devem ser versões melhoradas das anteriores. Analise de forma crítica o que correu bem ou não com cada uma delas. Se os objetivos não foram atingidos, descarte essa estratégia e defina novas.
Arriscar pode ser vantajoso, é verdade. Mas para quem está a começar ou tem um orçamento apertado, o mais indicado é seguir o que dizem os dados. Quando as decisões são tomadas tendo em consideração a informação recolhida as consequências são mais previsíveis e os riscos menores.
Dedique-se a conhecer a sua persona e o seu público-alvo
Se os recursos são limitados, é essencial que sejam aplicados apenas em estratégias que tenham grande probabilidade de oferecer resultados. Não há espaço para investir em medidas que não trazem benefícios à empresa.
Para encontrar as estratégias certas é necessário conhecer os hábitos, interesses e o comportamento do público que se pretende alcançar.
Crie conteúdo de qualidade
O marketing de conteúdo pode ser trabalhoso, mas gera resultados. Criar conteúdo relevante de qualidade para o seu público-alvo é uma boa estratégia para atrair mais utilizadores até à sua página. A desvantagem desta estratégia é que leva algum tempo até trazer resultados satisfatórios.
Note que a criação de conteúdo deve ser acompanhada por estratégias de SEO, de modo a garantir a presença da sua página nos primeiros resultados dos motores de busca. Através do SEO, poderá aumentar o tráfego para o seu site de modo totalmente orgânico, fazendo com que seja mais facilmente encontrado pelos seus potenciais clientes.
Mais visitas resultam geralmente em mais oportunidades de negócio.
Invista em brindes promocionais
Os brindes promocionais são uma forma de construir uma relação mais próxima com o seu cliente. Ao receber um brinde, o consumidor sente que o valorizam como cliente e vê a interação com a marca como algo que traz vantagens. Podem ser brindes baratos, o que conta é que a experiência do utilizador vai além das expectativas, uma vez que este acaba por receber em troca mais do que aquilo que esperava.
Investir em materiais publicitários úteis e personalizados pode ser uma forma barata de garantir que a sua marca é divulgada. Ao oferecer brindes promocionais torna os clientes em promotores da sua marca e faz com que os clientes mantenham uma lembrança da sua marca durante mais tempo.
A Gift Campaign, empresa n.º 1 em brindes publicitários, foca-se na personalização de brindes promocionais e atua 100% online. Empenha-se em criar artigos que transmitem a essência de cada empresa. No site, pode encontrar todos os tipos de materiais disponíveis e ainda ter acesso a uma pré-visualização do seu brinde personalizado.
Use email marketing
Email marketing é outra estratégia de marketing económica. É eficaz, tem um custo reduzido e ajuda as empresas a cultivar o relacionamento com o cliente e contribui para o aumento do número de conversões. Pode fazer uso do email marketing para enviar newsletters, promoções entre outros.
Valorize as redes sociais
Tentar estar presente em todas as redes sociais não é uma boa estratégia. Procure compreender em que redes sociais se concentra o seu público-alvo. Interaja, mantenha a página ativa e aproveite as redes sociais para partilhar o feedback dos seus clientes de modo a ganhar a confiança do seu público-alvo.
Apresente a sua marca e faça-a ser lembrada pelos seus consumidores.