Se você está desfrutando de uma partida de futebol mensal com os amigos ou está treinando para sua própria carreira no futebol, estes são alguns dos melhores treinos e exercícios de fitness que você pode tentar melhorar suas próprias habilidades foots.

Quais os melhores exercícios e treinos para jogadores de futebol?

Os jogadores de futebol não seguem todos o mesmo plano de exercícios, seja defendendo ou atacando, cada jogador treinará de forma diferente com base em sua posição e estilo de jogo. Seus planos de recuperação e nutrição também variam, dependendo de seu papel dentro do jogo e de suas próprias necessidades e objetivos pessoais.

Aqui estão alguns dos estilos de treino mais populares e eficazes para jogadores de futebol:

1. Treinos TIAI para futebolistas

O futebol é um esporte de alta intensidade que envolve corrida, parada e mudança rápida de direção. Treinos de Intervalo de Alta Intensidade (TIAI) replique este estilo de exercício, com explosões de alto esforço seguidas de curtos períodos de recuperação, imitando as condições de correspondência. O TIAI também oferece vários outros benefícios para os jogadores de futebol: é um dos melhores estilos de treinamento para queima de gordura e condicionamento físico geral, com o bónus adicional de ser eficiente em termos de tempo se você estiver com pressa.

Realize esta sessão de futebol em uma esteira rolante, máquina de remo ou com equipamentos funcionais de ginástica. O objetivo é aumentar a resistência cardiovascular, a velocidade e o tempo de recuperação.

2. Flexibilidade e Mobilidade para desempenho no futebol

Com todas essas voltas rápidas, chutes poderosos e movimentos dinâmicos vem um alto risco de lesão em campo, mesmo se você estiver em ótimas condições físicas. Lesões no quadril apertado e entorses no tornozelo podem ser comuns. É por isso que os jogadores de futebol não devem dormir com seus treinos de flexibilidade e mobilidade. Uma rotina de mobilidade focada no futebol pode melhorar a agilidade, prevenir lesões e melhorar o desempenho. Enquanto isso, quadris e tornozelos flexíveis permitirão mudanças direcionais mais rápidas e movimentos explosivos. 

3. Força e Condicionamento para futebolistas

Cada posição do futebol tem exigências físicas únicas, ou seja, cada uma precisa de um tipo diferente de força de seus jogadores. Por exemplo, os defensores devem segurar os atacantes, ganhar peso e saltar mais alto para tocar na bola com a cabeça ou o peito. Os médios, por outro lado, precisam de aceleração explosiva, reações rápidas e forte força inferior do corpo para atirar e mudar de direção rapidamente.

Os defensores precisam manter a pressão sobre os atacantes adversários, limitando seu tempo na bola. Para isso, trabalham no desenvolvimento de sua força e poder.

Plano de treino para atacantes de futebol

Os atacantes precisam estar disponíveis a qualquer momento. Tirar um segundo para descansar pode ser a diferença entre 1 ponto, e 3 pontos e atacantes devem ser ágeis e ter excelente resistência.

Também é importante que os atacantes entrem atrás da linha defensiva da equipe adversária, perto do guarda-redes, isso significa que velocidade e adaptabilidade são fundamentais. 

Como é que os jogadores de futebol se recuperam após o treino?

Treinar da maneira certa é fundamental, mas como se recuperar adequadamente, pronto para a próxima partida?

Os jogadores de futebol planejam a recuperação antes do tempo. Durante a pré-temporada, os jogadores têm menos tempo de recuperação, pois estão continuamente melhorando sua aptidão cardiovascular. No entanto, assim que a temporada termina, a recuperação se torna uma prioridade.

Aqui está uma lista rápida de como recuperar-se corretamente:

 

Recuperação ativa: Movimentos leves como caminhar ou andar de bicicleta estimulam o fluxo sanguíneo e reduzem a dor muscular.

Aumente a ingestão de proteínas: A proteína constrói e repara os músculos. 2g de proteína por kg de peso corporal devem colocá-lo no caminho certo para uma recuperação bem-sucedida.

Sono de qualidade: Melhore sua qualidade de sono indo para a cama mais cedo ou limitando o tempo gasto navegando pelos sites como Mostbet Portugal, Instagram ou assistindo TV antes de dormir. Aponte entre 6 e 8 horas de sono todas as noites.

Hidratação: Em média, um jogador de futebol correrá entre 8 e 12 km por jogo. Uma queda de 2% nos níveis de hidratação pode ser suficiente para notar uma queda no desempenho, então a hidratação é vital. Pese-se antes e depois do treino e beba 1,5 vezes a quantidade de líquido que você perde suando. Procure beber um mínimo de 2 litros de água por dia quando não estiver treinando.

 

Trabalho de alongamento e mobilidade: Alongamento e, e exercícios de mobilidade ajudam a manter a flexibilidade das articulações e a reduzir o risco de lesões.