Ainda que seja possível um consumidor contratar mais do que um crédito, a verdade é que quando a necessidade de financiamento aperta, os portugueses procuram o auxílio do crédito pessoal.
Contudo, a pergunta impõe-se: o que faz do crédito pessoal uma solução de financiamento tão atrativa? A resposta encontra-se nas próximas linhas.
Crédito Pessoal: o que é e onde pode ser utilizado?
Um crédito pessoal é um contrato financeiro entre um consumidor e uma instituição de crédito/banco em que os segundos emprestam (com juros) aos primeiros um determinado montante que estes devem reembolsar num prazo pré-estabelecido.
Por norma, os montantes de financiamento variam entre os 200 euros e os 75 mil euros, enquanto os prazos de reembolso podem ir dos 12 aos 84 meses, prazos que, como sublinhamos, são estabelecidos no momento da contratação e mantêm-se fixos ao longo de todo o contrato.
Em termos de custos, os créditos pessoais apresentam duas taxas a que devemos prestar atenção, são elas a TAN e a TAEG.
Enquanto a TAN (Taxa Anual Nominal) nos dá a conhecer os juros do empréstimo, a TAEG vai mais além e inclui não só as taxas de juro, como também as comissões, impostos e os emolumentos relativos à abertura de conta que teremos de pagar.
Apesar de ter nas baixas taxas de juro (em comparação com um cartão de crédito) uma das suas vantagens, aquela que acaba por ter um maior peso junto dos consumidores é, sem sombra de dúvidas, a grande amplitude de finalidades que nos proporciona, uma vez que pode ser utilizado no financiamento de estudos (propinas), renovação da casa, compra de automóveis, férias ou até pagamento de dívidas, tudo sem ter que prestar qualquer tipo de garantia ou justificação.
Por falarmos em vantagens de crédito pessoal, vejamos agora quais são as principais.
Vantagens do crédito pessoal
- Taxas de juro competitivas quando em comparação com outras soluções de crédito
Como referimos, o crédito pessoal apresenta taxas de juro mais baixas do que o cartão de crédito.
- Grande amplitude de finalidades
Podemos utilizar o crédito pessoal na compra de bens e serviços de praticamente toda a espécie e feitio, sem termos que justificar para a instituição de crédito qual a finalidade que lhe vamos dar.
Entre outros, podemos utilizar este empréstimo na compra de um pacote de férias, na aquisição de um novo carro, no pagamento de faturas em atraso ou até do IMI.
- Montantes e prazos de reembolso alargados
A grande amplitude de finalidades que o crédito pessoal nos proporciona, está intimamente ligada aos alargados montantes de financiamento (dos 200 euros aos 75 mil euros) e prazos de reembolso (entre 12 e 84 meses) que nos oferece.
- Contratação simples, rápida e 100% online
Graças ao processo de digitalização dos processos de contratação bancária, podemos pesquisar, comparar e até contratar um crédito pessoal sem sairmos do sofá.
Para tal, basta abrir um motor de pesquisa no PC, digitar a expressão “crédito pessoal” e escolher uma das muitas soluções que nos vão ser apresentadas.
Vamos imaginar que clicamos na solução de crédito pessoal do Credibom. Quando entramos na página de crédito pessoal desta instituição, somos recebidos por um simulador que nos vai permitir calcular o valor da nossa prestação mensal em função da escolha que fizermos em termos de montantes (entre 5 mil e 75 mil euros) e prazos de reembolso (de 24 a 84 meses).
Caso o valor da prestação mensal se enquadre nas nossas necessidades e possibilidades, para passarmos à contratação imediata do crédito pessoal só teremos que clicar na barra “Fazer Pedido” e, posteriormente, submeter um formulário online completamente preenchido e os documentos necessários à análise de risco.
Depois da análise, em apenas 48 horas podemos receber o dinheiro pedido na nossa conta bancária.
- Não é hipotecário
Ao contratarmos um crédito pessoal, não precisaremos de apresentar qualquer garantia.