O SEO para redes sociais ajuda os criadores e profissionais de marketing a aproveitarem ao máximo a sua presença online. Entender como otimizar os perfis e publicações nas redes sociais é essencial para obter o máximo de retorno de investimento possível.

O que é SEO para redes sociais?

A otimização para os motores de busca (SEO) aplicado às redes sociais é o processo que permite melhorar as publicações e perfis, de forma a alcançar melhores resultados:

  • Crescimento de seguidores;
  • Aumento da visibilidade;
  • Maior interação, cliques e tráfego;
  • Mais conversões.

Se entender como funcionam as técnicas de SEO para as redes sociais, terá uma vantagem em relação à concorrência neste mercado.

7 dicas para aplicar SEO nas redes sociais

1. Otimização do perfil

O primeiro passo é garantir que as contas estão alinhadas com o negócio e os seus objetivos. Considere a sua página como o pilar central da sua estratégia de otimização.

Alguns pontos a considerar são:

  • Imagem de perfil: deve ter o logótipo da empresa para criar reconhecimento de marca.
  • Nome do usuário: deve ter consistência em relação a todos os perfis de redes sociais, para que os utilizadores o encontrem facilmente em qualquer plataforma.
  • Biografia: deve indicar o que a empresa faz e direcionar os usuários para o site da empresa, através do link com um CTA (call to action button).
  • Uso de palavras-chave: deve utilizar palavras-chave relacionadas com o segmento do seu nicho nas biografias das suas páginas e sempre que possível.

2. Conteúdo diversificado de qualidade

Deve apostar em conteúdo original e em diferentes formatos, incluindo infográficos, textos, vídeos, relatórios, imagens entre outros. Garanta que o conteúdo que publica é visualmente atraente e envolvente, para que o público interaja de forma positiva. 

O conteúdo deve também ser otimizado e direcionado para o seu público-alvo, investigue as suas características e entregue conteúdo adaptado às suas necessidades.

3. Uso de hashtags

O uso de hashtags é crucial para qualquer plataforma, como o Twitter, Instagram, Facebook, entre outras. É uma parte essencial da otimização das suas páginas, permitindo que as publicações alcancem um maior público.

Todas as redes sociais integram as hashtags de forma diferente, pois estas facilitam o rastreamento e categorização de conteúdo.

4. Cronograma de publicações

Crie um cronograma para fazer publicações, com os horários e frequência com que vai publicar conteúdo.

O melhor horário para publicar depende de página para página, por isso deve analisar as informações da secção de estatísticas da sua página.

Quanto à frequência com que vai publicar, não deve bombardear os seus seguidores com inúmeras publicações por dia, mas também não os deve deixar esquecerem-se de si.

5. Mensuração de resultados

Reserve tempo para analisar a sua estratégia de otimização de redes sociais. Pode usar o Google Analytics para esse fim. Identifique quais as publicações que estão a ter um bom e um mau desempenho, monitorize as menções à sua marca e descubra tópicos comuns entre as publicações com mais interação.

Através da análise de resultados, pode entender o que está a funcionar e o que não está, de forma a aplicar modificações se necessário.

6. Linkbuilding

O linkbuilding consiste num conjunto de ações que tem como objetivo construir uma rede de links para uma determinada página.

Deve incluir o link para o seu site nas várias redes sociais, e também pode criar materiais complementares entre as plataformas, levando a uma maior interação do usuário.

7. Integração de softwares

Existe uma infinidade de softwares que facilitam a gestão de todas as redes sociais, como é exemplo as ferramentas de automação de marketing, de criação de imagens, de agendamento de publicações e ferramentas de pesquisa.

Para determinar quais os softwares que deve utilizar, defina claramente os seus objetivos e pesquise quais os que satisfazem.

 

Pronto para otimizar as suas redes sociais?

Uma boa estratégia de otimização de redes sociais pode ajudá-lo a fortalecer a marca, a gerar leads, a obter mais visibilidade e a conectar-se com o seu público-alvo.

Por isso, se aplicar as dicas mencionadas anteriormente, irá ter uma vantagem competitiva em relação à concorrência massiva deste mercado. A colaboração com uma agência de SEO representa também uma grande vantagem competitiva, pois terá acesso a profissionais de SEO que o ajudarão a otimizar as páginas.