Os estudos indicam que a maioria dos estudantes passa boa parte dos seus tempos livres na internet. Todos os números ilustram que a esmagadora maioria se divide quanto ao meio: um número maior dedica-se às redes sociais, um número mais modesto, mais ainda assim significativo, dedica bastante tempo ao gaming.

O fácil acesso à internet, através de uma panóplia de dispositivos móveis, alguns deles indetectáveis pelos seus encarregados de educação, e a desmaterialização do jogo, que já não necessita de suportes físicos, permite aos estudantes fazê-lo discretamente sem supervisão parental.

Perigos do Jogo

Com o interesse a aumentar e o número de minutos de jogo por dia a subir exponencialmente, sobem também os riscos associados a vários aspetos práticos da vida destes jovens: perda de rendimento escolar, desinteresse pelas relações interpessoais e emulação de comportamentos violentos ou impróprios patentes nesses jogos.

Mas existe outra vertente das suas vidas que fica ameaçada por esta prática: a presença digital e a sua segurança online.

Dinheiro e Privacidade e Segurança dos Dados

O gaming é, hoje em dia, associado a graves perigos digitais, sobretudo nestas idades tão precoces. Esses perigos são potenciados pela falta de experiência, maturidade e literacia digital dos jovens. Em certos casos, nem marcas de jogo tidas como de confiança o são.

Alguns destes perigos incluem:

  • A falsa sensação de amizade criada nos chats de conversação, que leva muitos jovens a expor e partilhar os seus dados pessoais com terceiros.
  • A utilização destes mesmos chats para promoção de práticas criminosas e esquemas e burlas financeiras.
  • A utilização destas plataformas por potenciais pedófilos e abusadores que, fazendo-se passar por pessoas da mesma idade do estudante, criam uma relação amorosa online fictícia e obtêm diversos ficheiros multimédia íntimos.
  • O facto de os jogos serem muitas vezes palco de bullying severo entre jogadores.
  • As situações de descontrolo financeiro em que podem cair acabar por gastar a totalidade das suas mesadas, ou, à revelia, somas significativas de pais ou familiares.
  • A possibilidade de descarregar jogos ou extensões em sites duvidosos ou sugeridos por algum jogador que acabam por se revelar vírus ou outro material capaz de danificar, espiar ou roubar o conteúdo do computador ou dispositivo móvel.

 

 

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Conselhos A Dar

Os conselhos que pais, professores, família e amigos podem dar aos estudantes no sentido de os ajudar a não cair em nenhum destes flagelos devem ter em conta as especificidades de cada caso mas, no geral, deverão ser:

  • Uma relação aberta que permita ao estudante contar os seus problemas aos seus entes mais próximos.
  • A definição, em mútuo acordo, de tempos de jogo por sessão e montantes máximos gastos num determinado período de tempo.
  • Apelar à não divulgação de quaisquer informações pessoais ou de outro tipo aos restantes jogadores e ao afastamento ou desprezo face a conversas obscenas ou violentas-
  • Encorajar os jogos gratuitos provenientes de sites de confiança. Propor, por exemplo, para experimentar slots gratuitos aqui, no melhor portal de casino do país, o Casino Portugal.
  • Sensibilizar para a proteção dos dispositivos através de antivírus e a medidas de bom-senso, como não descarregar programas e extensões de links desconhecidos.