Esta é uma das conclusões extraídas do recente estudo Visa, apresentado pela Forbes Portugal, que se debruçou sobre o modo como os pagamentos digitais influenciam a eficiência económica e contribuem para uma sociedade mais conectada e inclusiva.
De acordo com o documento, esta poupança está intimamente ligada à adoção de ferramentas digitais de gestão alimentadas por IA (Inteligência Artificial) generativa, tecnologia que a Visa vê como fator essencial da mudança.
Além da IA, o estudo identifica, ainda, a biometria como desbloqueador de potencialidades, entre elas as proteções biométricas numa carteira digital ou num documento de identidade que ajudam a reduzir o atrito.
No total, a Visa estima que o recurso à biometria possa ajudar os negócios a conseguirem obter até 43 mil milhões de euros em vendas adicionais por ano.
Aumento do leque de soluções de pagamentos online contribui para o aumento de receitas
Segundo a Visa, os negócios de e-commerce que ofereçam aos seus clientes um maior leque de soluções de pagamentos online estão a contribuir para um aumento significativo das suas receitas.
Por exemplo, um retalhista que adicione a opção Click to Pay ao checkout online pode, segundo o estudo, aumentar as suas receitas até 30%, o que pode originar um crescimento anual das vendas do comércio eletrónico nas PME da União Europeia e Reino Unido de até 51 mil milhões de euros.
Soluções de pagamentos online inovadoras
Esta personalização e simplificação dos meios de pagamento em ambiente digital já se pode observar em Portugal, nomeadamente na oferta da REDUNIQ, marca especialista no desenvolvimento de soluções de pagamento.
Nesta área, a REDUNIQ coloca ao dispor dos retalhistas de e-commerce nacionais o REDUNIQ@E-Commerce e o REDUNIQ@Payments, soluções de pagamentos online que não só oferecem aos clientes diferentes formas de pagarem as suas compras, como garantem a segurança de todas as transações através da introdução da dupla autenticação.
Ao passo que o REDUNIQ@E-commerce vem permitir que os retalhistas usufruam de uma solução de pagamentos de e-commerce de fácil integração e sem custos com mensalidades e adesão que permite aos clientes efetuarem pagamentos online com cartões de débito e crédito (Visa e Mastercard) de todo o mundo, a solução chave na mão REDUNIQ@Payments, destinada a quem vende online sem site, vem possibilitar aos negócios online receberem pagamentos digitais por e-mail, SMS, WhatsApp, por referência Multibanco, MB WAY ou com cartões Visa e Mastercard.
Esta é apenas uma entre as muitas tendências que a Visa conclui estarem na linha da frente para moldarem o futuro dos pagamentos online, tendências entre as quais se incluem,
- a identidade digital
- a ascensão dos consumidores como retalhistas digitais
- a multiplicação de serviços configuráveis
- as finanças integradas
- a Inteligência Artificial
Uma palavra para a ascensão dos consumidores a retalhistas digitais graças aos marketplaces das redes sociais e a plataformas como a Vinted, OLX, Etsy, etc..
Diz-nos o estudo que, atualmente, 67% das PME europeias já se encontram em processo de digitalização, mas se as restantes 33% seguissem o mesmo caminho, os negócios online poderiam obter mais de 200 mil milhões de euros em receitas por ano.
Phygital vão passar a ser a norma
A combinação entre pagamentos físicos e digitais, o chamado phygital, vão, segundo o estudo, tornar-se norma nas transações diárias, ainda que algumas delas, como o pagamento através de gestos ou comandos de voz, pareçam algo distópicas.
Outras, como os pagamentos integrados no automóvel que permitam aos consumidores pagarem portagens é, no caso português, algo bastante comum e natural graças à Via Verde.
Como refere Charlotte Hogg, diretora geral da Visa Europa, “estamos a entrar numa nova era no que aos pagamentos diz respeito, uma era movida pelos dados que poderá proporcionar enormes ganhos financeiros, novas oportunidades de negócio e experiências de pagamento mais seguras e personalizadas.”