Com as Inteligências Artificiais, o que era ficção está próximo de acontecer. Com um clique muitas coisas são possíveis. Descubra neste artigo como aplicar as IAs na criação de conteúdo, seja ele escrito ou audiovisual, assim como faz a plataforma de casinos online HitnSpin.
IAs para além da automação de atividades
O que todo criativo pensa em retirar do meio com as IAs são as tarefas burocráticas do dia-a-dia. Compreensível, visto que elas ocupam grande parte da rotina e interferem no que precisa ser feito: criar, criar e criar.
Sabendo poucos comandos, é possível realizar este feito em menos de algumas horas. Auxiliando as IAs é possível usar programas de integração IFTT - sigla em inglês para If This, Then That. Eles aumentam a produtividade e criam um sistema próprio para dar cabo no que é preciso ser feito.
Entretanto, é preciso entender que a Inteligência Artificial é muito mais do que uma mera "funcionária braçal". No estado de arte atual, os modelos de IA mais populares são capazes de pensar e imaginar como nós, humanos. A este fenómeno foi dado o nome de "alucinar", mas também poderia ser "pensar, criar, viajar na maionese".
Por isso, quando pensar nesta nova tecnologia, esqueça o papel de auxiliar de tarefas cotidianas. O potencial de criação imaginativo delas é imenso e pode ser uma grande ferramenta na área criativa.
Usando IAs para criar Conteúdo
Criadores de conteúdo profissionais entendem que não basta imitar Glauber Rocha, que dizia ser necessário apenas "uma câmara na mão e uma ideia na cabeça" para criar um filme. Na verdade, talvez nem o cineasta acreditasse piamente nisto.
Criar material para a Internet passa por diversos processos. Quando atropelados costumam causar muita dor de cabeça. Piora se o conteúdo não for para uso pessoal. Além de criar, é necessário alinhar expectativas com clientes, entender a estratégia proposta e atender o objetivo.
Dos profissionais freelancers até agências inteiras podem se beneficiar do uso de Inteligências Artificiais. Elas permitem que diversas etapas durem menos do que deveriam, visto que existem modelos especializados para fases da pré-produção e na pós. Ficando o maior volume de trabalho entre estas duas etapas.
Roteiros, por exemplo, podem ser escritos, revisados e até avaliados pelo ChatGPT, enquanto o tratamento de imagens pode ficar a cargo dos recursos da Adobe. Para efeitos especiais, como Motion Graphics e cortes especiais e muito mais, existem diversas ferramentas na web. É possível criar um vídeo inteiro, curto ou longo, em questão de minutos.
4 IAs para potencializar a criação de conteúdo
Agora que compreendeu como as IAs podem beneficiar o seu processo de criação de conteúdos, nada mais justo do que conhecer algumas delas e seus benefícios. Abaixo estão 5 ferramentas de IA que você pode utilizar para construir vídeos, artigos e muito mais. Vamos lá:
- ChatGPT: a IA que colocou os avanços tecnológicos no mapa de muita gente segue imbatível na hora de criar conteúdo. Na hora do brainstorm, da criação de roteiro ou até revisando textos, não tem para ninguém. Ela dá conta do recado e oferece muito mais;
- Synthesia: esta plataforma utiliza Inteligência Artificial para criar vídeos institucionais de narração em questão de segundos. Ela simula um ator em ambientes corporativos e é perfeita para constituir vídeos autoridade é necessária. Existem mais de 180 personagens disponíveis, com vozes e aparências distintas. Chegue com roteiro em mãos;
- MidJourney e LeonardoAI: estas duas ferramentas criam imagens baseadas no que lhes é solicitado via texto. A qualidade é excelente, sendo a LeonardoAI a mais customizável. Podem ser utilizadas para testar personagens, ideias sobre vestimentas e até mesmo para criar storyboards. Vai da imaginação;
- Recursos da Creative Cloud da Adobe: percebendo o movimento do mercado, a Adobe adicionou aos seus produtos soluções de IA. Eles oferecem diversas vantagens, como acelerar o processo de manipulação de imagens, montar vetores e até fazer o color-grading em vídeos.
Duas ressalvas
Ao fazer uso das IAs para contribuir na criação de conteúdos é necessário que um profissional qualificado verifique todo o material produzido. Do início ao fim. Mesmo com tanto potencial, especialistas alertam para os riscos de erros no que produzem as IAs. Além de pensar como seres humanos, elas também erram como um.
Outro ponto que deve ser discutido é a necessidade das IAs não realizarem todo o trabalho. O olhar humano é essencial para dar forma ao que é produzido. Principalmente no campo criativo. Não tenha o resultado final de uma produção com IA como perfeito e inigualável. Alguns toques pessoais podem fazer toda a diferença.