De acordo com novoscassinos.com, o relatório publicado, o entusiasmo geral pela NFT diminuiu devido a escândalos e histórias de fraude relacionadas com este tópico. De todos os criadores inquiridos, apenas 23% disseram que os seus estúdios estavam interessados na tecnologia Web3, o que é ligeiramente inferior ao do ano passado, quando o número era de 27%. Parece também que as fichas não fungíveis e as moedas criptográficas estão a fazer menos aparições em jogos de vídeo, principalmente devido à rejeição pública quando os estúdios anunciam projectos baseados na Web3.

Para colocar isto em perspectiva, quando questionados sobre o interesse dos seus estúdios nas tecnologias de cadeias de bloqueio, 75% dos inquiridos disseram "não estar interessados". Além disso, 56% disseram que não estavam interessados na Web3, e a sua opinião não mudou desde o ano passado.

Apesar do pessimismo e da falta de interesse, a Square Enix, a empresa responsável por franquias como a Final Fantasy e a Kingdom Hearts, parece estar a duplicar o seu investimento e compromisso com a NFT. Aqueles que gostam de ganhar dinheiro com o jogo, para além dos jogos de dinheiro real comuns na indústria de criptografia, podem também tentar a sua sorte em novo casino online analisados por novoscassinos.com. Estas plataformas oferecem dezenas de modos de jogo e ainda permitem aos utilizadores divertirem-se sem um investimento inicial significativo. Tudo o que tem de fazer é tirar partido de cupões de boas-vindas, bónus, e promoções de rodadas grátis.

Metaverso

Empresas tecnológicas como a Meta continuam a investir fortemente no metaverso, oferecendo novas soluções para ambientes totalmente virtuais. Contudo, o relatório da GDC observa que os criadores de jogos preferem o seu próprio 'metaverso', como a Fortnite. Quando questionados sobre empresas capazes de criar um metaverso mais realista, 14% dos ouvintes nomeados Epic Games, responsáveis pelo atirador em primeira pessoa Fortnite. Meta e Minecraft ficaram muito atrás, mencionados por cerca de 7% dos inquiridos.

Mesmo com o foco nos atiradores, a grande maioria dos participantes não mostrou muita esperança para o meta universo. "Quase metade (45%) dos inquiridos não escolheu nenhuma empresa/plataforma, preferindo afirmar que o conceito metaverso nunca entregaria o que foi prometido", disse uma nota anunciando os resultados do inquérito.

Quando questionado sobre o que o meta-universo precisa para se tornar sustentável, um respondente ofereceu a sua opinião, declarando: "Uma definição clara: a 'promessa do meta-universo' na sua forma actual não é nada. As pessoas que tentam vendê-lo não fazem ideia do que é, e os consumidores também não".

Outro tema abordado no questionário do GDC foi a organização de sindicatos na indústria dos jogos. Isto porque os funcionários da Microsoft e da Blizzard levantaram este tópico, que promete permanecer popular, e o relatório sugere que veremos muitos mais movimentos deste tipo nos próximos anos. Mais de 50% dos inquiridos apoiaram a ideia da sindicalização, e mais de 20% disseram que já tinham discutido a questão no trabalho.

Em relação à Microsoft e à Blizzard, houve perguntas no inquérito sobre a tentativa de aquisição do gigante da tecnologia. Entre os criadores inquiridos, 44% acreditam que esta aquisição teria um impacto negativo na indústria, e apenas 17% argumentam que aquisições tão grandes beneficiariam o sector dos jogos.

Numa secção do questionário, os participantes puderam partilhar as suas opiniões e pensamentos sobre este tipo de negócio. Um escreveu que se trata de um passo inevitável e que não deve ser temido. Outro, pelo contrário, observou que as grandes empresas estão a ficar maiores. "Mais homogeneização". Menos originalidade", disse o post.