As últimas décadas trouxeram uma intensa evolução tecnológica, que alterou todos os setores da sociedade.  A Internet passou a estar presente em grande parte das escolhas de entretenimento dos consumidores, através da utilização de smartphones, tablets, TV´s inteligentes e computadores cada vez com maior capacidade. Atividades como jogos, leitura ou música, passaram dos dispositivos tradicionais para o mundo online. Atualmente, os smartphones são o principal dispositivo utilizado para aceder às várias opções de entretenimento online.

Estudos indicam que o mercado de jogos para dispositivos móveis irá atingir os 57 mil milhões de dólares anualmente até 2024. Dos vários utilizadores, as mulheres representam uma fatia cada vez mais considerável, chegando já aos 51%. Além disso, um relatório recente da Business Wire indica que o mercado do entretenimento online foi avaliado, em 2019, em 183 milhões de dólares e possa alcançar um crescimento de mais de 652 milhões em 2027.

As formas de entretenimento online mais procuradas são:

  • Séries e filmes - Em plataformas de streaming, como a Amazon Prime Video, a HBO Max ou a Netflix, os utilizadores podem encontrar filmes, séries e documentários disponíveis no momento, sem necessidade de download;
  • Música e podcasts - O mundo online é procurado atualmente também pela sua oferta de música e podcasts, onde aplicações como o Spotify dominam o mercado;
  • Desporto e apostas desportivas - Alguns desportos, como o futebol, ciclismo ou andebol estão cada vez mais presentes no mundo digital e, por isso, os utilizadores procuram também cada vez mais as apostas desportivas ligadas ao mundo do desporto, disponíveis nos melhores casinos online portugueses e mundiais. O mundo das apostas desportivas é um mercado consolidado em Portugal, recebendo cada vez mais utilizadores, e tendo já várias equipas das principais ligas mundiais a serem patrocinadas por casas de apostas online;
  • Cursos e compras - No mundo digital, os utilizadores podem também aproveitar para ganhar novos conhecimentos. Plataformas como a Masterclass ou a Khan Academy são muito procuradas para cursos completos. Além dos cursos, as compras são também um meio de entretenimento de grande dimensão no mundo online, onde plataformas como a Wish, Amazon ou eBay permitem o acesso a uma grande quantidade de produtos;
  • Gaming - O mercado de videojogos, em consolas e computadores tem crescido cada vez mais. Em Portugal, estima-se que o mercado de videojogos tenha um valor de 250 milhões de euros, em que o crescimento entre 2019 e 2020 foi de 16,5%. Os smartphones representam aqui uma grande parte da preferência dos utilizadores para aceder aos jogos, tendo crescido 800% desde 2010 até aos dias de hoje. Jogos como Minecraft, Fortnite ou League of Legends são dos mais procurados;
  • Casino online - Depois do sucesso dos casinos terrestres, o surgimento do casino online permitiu aos utilizadores terem acesso, a qualquer hora e em qualquer local com acesso à Internet, a jogos de casino como slots, blackjack ou póquer. Em Portugal, a indústria de casinos online conta com plataformas de referência, em que os jogadores têm uma experiência imersiva, com segurança e variedade de jogos. Com a melhoria da tecnologia, com a realidade aumentada, o 3D ou a realidade virtual, os jogos de casino online estão a beneficiar, ganhando ainda mais qualidade e variedade. Os casinos online são muito populares em Portugal, também porque permitem levantamentos rápidos, assim como bónus de boas vidas e uma oferta que se adapta às preferências de cada utilizador. No casino online, os utilizadores têm ainda a opção de casino ao vivo, que tem crescido de forma acelerada nos últimos anos. O casino ao vivo, por utilizar um dealer real e uma sala de jogos filmada e transmitida para os dispositivos dos jogadores, permite uma experiência ainda mais imediata e perto do que seria a interação num casino terrestre.

 

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Casino online

De acordo com o mais recente relatório do Serviço de Regulação e Inspeção de Jogos, a entidade que supervisiona e regula a atividade de jogo online em Portugal, o montante de apostas online atingiu, nos primeiros nove meses de 2021, os 5041,7 milhões de euros, mais 45,1% do que no período homólogo do ano anterior, e receitas brutas de 181,1 milhões de euros, mais 74,3 milhões de euros do que aquilo que foi registado em igual período de 2020, altura em que as receitas brutas da categoria de jogos de casino se cifravam nos 106,8 milhões de euros. Ainda segundo esta entidade, durante os primeiros nove meses de 2021, o número de apostadores em jogos de casino ou apostas desportivas online, ultrapassou os dois milhões de jogadores.

Assim, num momento em que tecnologias como o 5G fazem parte da evolução tecnológica, espera-se que a oferta de entretenimento online seja ainda maior nos próximos anos. No caso do casino, os benefícios são óbvios com a tecnologia, e espera-se que surjam novos jogos, cada vez mais interativos e emocionantes para os seus utilizadores.