O dia começou bem cedo com a receção no auditório do Instituto Superior de Contabilidade e Administração (ISCAC) - Coimbra Business School. A vice-presidente do Politécnico de Coimbra, Érica Castanheira, deu as boas-vindas aos alunos e destacou a importância da iniciativa: “Espero que esta academia seja divertida, diferente, mas também decisiva para o vosso futuro. Que esta semana seja uma experiência onde criarão muitas memórias”.
Seguiu-se o primeiro desafio da semana, um peddy paper pelo ISCAC e pelo campus da Escola Superior Agrária, que permitiu não só explorar os espaços como também fomentar o espírito de equipa e criar novas amizades. A Academia Politécnico 4me é promovida pela Forum Estudante, em parceria com o Politéncnico de Coimbra.
Os sonhos que se concretizam em Coimbra. «Na ESAC, o sentimento é o de estar em casa»
Jani Neto Dimas é a presidente da Associação de Estudantes da Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC) e conta-nos tudo sobre o que distingue esta instituição de ensino superior, sublinhando a proximidade como valor fundamental.
Um dia de muito calor… e vai um gelado?
Durante a tarde, os participantes mergulharam no mundo dos gelados, desde a preparação da base com leite em pó e iogurte até ao seu fabrico na máquina de gelificação. O moento teve lugar na Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC). De acordo com o técnico de Laboratório na ESAC que conduziu a atividade, Jorge Viegas, os primeiros gelados terão sido criados na China Antiga, no século I, com leite e arroz congelado na neve. Há quem diga que era utilizado gelo trazido dos Alpes para obter o efeito final.
"Gostei imenso da atividade", conta o estudante Henry, de 19 anos, que veio de Torres Vedras para participar nesta Academia. "Foi muito interessante perceber como são fabricados e também descobrir a sua história", acrescenta, deixando uma garantia: "O gelado estava mesmo muito bom". Jorge Viegas explicou aos participantes que a grande diferença entre os gelados que compramos e os que ali se fizeram é que estes últimos não precisam de congelador. “Depois de prepararmos a base, colocamos na máquina gelificadora e estão prontos a consumir”, conta, antes de acrescentar: “Os que compramos são congelados antes de estarem prontos para consumo”.
Um bom agrónomo anda a cavalo
O Picadeiro da ESAC foi cenário de muita diversão, uma estreia para quase todos os participantes na montagem a cavalo, esta que foi uma “grande surpresa” recebida com muito entusiasmo e interesse. "Gostei muito desta atividade", conta o participante Francisco, de 16 anos, de Lisboa: "Já tinha andado quando era pequeno, mas não me lembrava. É uma sensação tranquila e relaxante. Foi uma surpresa”.
«Andar a cavalo foi muito interessante»
"Quando vi no programa fiquei muito feliz, nunca tinha andado! E andar a cavalo foi muito interessante! Temos de manter o equilíbrio, o que assusta um pouco no início, mas é super entusiasmante"
Beatriz, 18 anos, Aveiro
Afinal, são os nossos perfumes que atraem as abelhas?
No workshop sobre a evolução das plantas, o professor Filipe Melo explicou que os perfumes com aromas florais, como os das rosas, podem atrair abelhas e outros insetos. No próximo piquenique, talvez seja melhor deixar o perfume em casa para não partilharmos o nosso almoço! E este foi só o primeiro dia... Ainda há muito mais por descobrir na Academia P4me!