Na primeira manhã da Academia Politécnico 4me, o ISCAC – Coimbra Business School abriu as suas portas aos participantes com uma atuação da TMISCAC (Tuna Mista do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra), que deu tom e ritmo ao dia de atividades que se seguiu.

Dando continuidade ao que se ouvia da voz dos tunantes, “Coimbra, cidade mágica”, Ana Ferreira, vice-presidente do Politécnico de Coimbra (IPC), na sessão de abertura, acrescentou que “a cidade de Coimbra é completamente diferente das outras, tem uma mística diferente”. A Politécnico 4me vem mostrar o que a cidade dos estudantes tem para lhes oferecer, assim como o IPC - os espaços, recursos e docentes. “O lema do nosso Politécnico é: Juntos, erguemos sonhos, e nós esperamos contribuir para isso”, disse Ana Ferreira.

 

IMG 2679

 

A vice-presidente do Politécnico de Coimbra marcou, ainda, o início desta semana de atividades, dizendo que os participantes vão gostar muito de passar pelo instituto. “Acho que se vão divertir muito, porque temos uma semana muito dinâmica, com muito desporto, cultura à mistura e tempo para conhecerem as nossas escolas”, concluiu. Com o mesmo entusiasmo, os estudantes partiram à descoberta do ISCAC através de uma atividade que os levava a procurar vários pontos da escola, onde, em cada um, encontravam um desafio.

 

Por dentro da Agrária

A conhecerem mais uns dos outros, o tempo de almoço é sempre o ideal para ficarem a saber algumas características de cada um, que, a par com todas as dinâmicas, vem estreitar as ligações entre os participantes. De cores favoritas ou animais de eleição, seguiram para explorar outra das escolas, a Escola Superior Agrária (ESAC), começando pelo picadeiro. O objetivo passava por proporcionar um primeiro contacto com os cavalos, mostrando o que é o cavalo em si, os cuidados que tem e quais as saídas profissionais associadas. Os participantes, postos à prova, contactaram com tudo aquilo que está relacionado com estes animais, desde a limpeza, montar a cavalo, ou sentir o passo – uma atividade, que, segundo Manuel Vaz de Casta, monitor de equitação, responsável do picadeiro, correu muito bem, com muitas questões e algum receio pelo meio, mas que foi facilmente superado.

 

IMG 2749

 

Acabado esse momento, continuaram a conhecer as áreas de formação da Escola Superior Agrária, desta vez através da produção de queijo fresco de leite de vaca. Com leite que foi previamente pasteurizado e normalizado em termos de gordura, tiveram lugar os restantes procedimentos da produção, a que os estudantes assistiram – desde a coagulação do leite e incorporação dos ingredientes. Enquanto decorreu a coagulação, o professor David Gomes fez uma visita guiada pela unidade, mostrando também os lugares de produção de manteiga, gelados, iogurtes.

Por fim, a visita à ESAC terminou com um workshop de ervas aromáticas com o professor Filipe Melo. Entre plantas aromáticas, medicinais e alimentares, os participantes perceberam de que forma podem ser utilizadas e como podem interagir com elas, “tirando das plantas o melhor que elas têm”, explicou. Os estudantes provaram várias das plantas ali dispostas e, apesar de alguns receios, ficaram positivamente surpreendidos com os sabores.

 

IMG 2770

 

Amanhã o dia começa cedo, com os participantes a rumarem até Penacova, para uma descida de rio pelo Mondego.