Ainda a semana vai a meio e já os 50 participantes desta iniciativa em parceria com a Forum Estudante estão maravilhados com tudo o que têm vivido. Conhecer sítios até aqui longe do seu alcance, saborear experiências de gente mais crescida, fazer amigos novos vindos de todo o país são alguns dos encantos desta oportunidade única e totalmente gratuita. Ao terceiro dia de atividade, dedicado à Comunicação, a troca de palavras em estúdio e ar livre foi precisamente a tónica.

O dia começou com uma surpresa: a visita ao Grupo Renascença Multimédia para conhecer a história, a filosofia, as metas e algumas das figuras marcantes das suas quatro rádios: Renascença, RFM, Sim e Mega Hits. Foi aqui que, no programa Snooze - protagonizado por Rui Maria Pego, Maria Correia e Conguito – a nossa jovem comitiva teve o prazer de conhecer o modelo, ator e apresentador Ruben Rua, ali convidado para a rubrica Cala-te Boca.

A descontração reinou em estúdio, num direto que contou com a participação entusiástica dos 50 estudantes que colocaram questões sobre os segredos da rádio e não perderam a oportunidade de tirar selfies com os seus ídolos. Na RFM, José Coimbra esteve à conversa com estes jovens curiosos, enquanto que na Rádio Sim, dedicada a um público mais sénior, Helena Almeida e Inês Carneiro, do programa Giras e Discos, vestiram a pele de anfitriãs. Que «a grande função da rádio, seja qual for o target, é fazer companhia», foi o lema ensinado por Letícia Pinheiro, a cicerone da visita. A jornalista Cristina Nascimento explicaria depois o funcionamento e os ritmos da redação que fornece notícias às quatro rádios do grupo, sublinhando a importância do digital nesta nova era da Comunicação.

DSC 1711

DSC 1755

Horas depois seria tempo de conhecer outros estúdios, mas dessa feita de televisão, da Escola Superior de Comunicação Social. O presidente André Sendim, na companhia da vice-presidente Sandra Miranda, explicou que «a ESCS foi a primeira escola do País feita de raiz para a Comunicação», ramificando-se em quatro licenciaturas (Audiovisual e Multimédia, Jornalismo, Publicidade e Marketing, Relações Públicas e Comunicação Empresarial) e outros tantos mestrados. Mas a vida na ESCS não se resume a isto, uma vez que existem «vários núcleos de trabalho organizados pelos alunos cuja motivação é verdadeiramente inspiradora», confessou o responsável por esta escola sita no campus de Benfica do Instituto Politécnico de Lisboa. Marketing, Fotografia, Rádio, Tuna, Revista e Vídeo são alguns desses polos de atividade complementar à oferta formativa. E a Televisão, claro.

Dando um salto do sofá para dentro do ecrã ou da régie, os 50 participantes da Academia Politécnico LX conheceram um estúdio analógico – onde simularam um telejornal com entrevista a um convidado e recurso a teleponto (que não mexe sozinho mas sim com um pedal acionado pelo próprio pivô – e um estúdio em chroma para uma entrevista em cenário virtual. Câmaras, realização, som, a tudo o grupo teve acesso. E logo ali despertou a vontade em meia dúzia de jovens de seguir tal caminho profissional.

DSC 1874

DSC 1895

E por falar em caminhos, a tarde foi ocupada com um passeio por algumas das mais belas artérias de Lisboa. Com partida no Parque Eduardo VII, descemos a Avenida da Liberdade, percorremos a Rua das Portas de Santo Antão em direção ao Martim Moniz e subimos pela Mouraria até ao Castelo de São Jorge, num passeio que só terminaria no Terreiro do Paço em tom de festa. Lá no alto, porém, foi onde a paisagem mais deslumbrou o grupo. Mesmo para quem já viu, não dá vontade de mudar de canal.