Vindos de várias zonas do país, do norte ao sul de Portugal, cinquenta estudantes do ensino secundário e profissional encontraram-se no campus do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL). Após a instalação nos quartos, Fernando Carmo, administrador dos SAS IPL deu as boas vindas aos participantes, que ficam alojados na Residência Maria Beatriz.
Nesse momento, também Vanessa Glória, dirigente do Gabinete de Comunicação do IPL, cumprimentou os estudantes, com a nota de que “estão aqui para iniciar uma das semanas mais loucas da vossa vida”. “Divirtam-se e façam amizades, que é o mais importante da vida”, concluiu ao adiantar que no final da semana se cumprirá o padrão da academia: uma despedida em lágrimas.
Pontapé de partida dado, teve início a verdadeira aventura que vai conduzi-los, até sábado, pela capital. O “Speed Dating” foi a primeira atividade, que procurou que os cinquenta estudantes de conhecessem em uma hora, facilitando assim a integração e interação entre todos.
No IPL, a tua vida faz se em comunidade
A tarde de hoje iniciou-se com a receção por parte da Presidência do IPL e a apresentação das equipas dos Gabinetes de Comunicação do IPL e das respetivas escolas. Ana Raposo, Pró-presidente do IPL, lembrou que a academia começou em 2017, consagrando, este ano, a sua quinta edição. “Peço que se divirtam muito, aprendam, estabeleçam contactos uns com os outros. Aproveitem muito esta experiência“, disse Ana Raposo.
“Tenho a certeza de que vão chegar ao final da semana contentes com tudo o que viveram”
Do auditório para os corredores, salas, laboratórios e mais espaços do Instituto, começou o Peddy Paper. Paulo Barroca integra o Serviço de Relações Externas e Internacionalização do ISEL e dinamizou a atividade “Tudo isto é Engenharia”. “Como o grupo é bastante diversificado, achámos que seria mais correto fazer uma atividade lúdica que envolvesse todas as licenciaturas do ISEL”, explicou o docente. Nove estações, em representação das 12 licenciaturas e da atividade extracurricular mais forte, foram as paragens definidas, “onde tinham de responder a questões ou fazer uma prova de habilidade ou uma prova de destreza. É uma forma simples para explicar as diferentes licenciaturas que o ISEL tem”. No final, o feedback foi positivo e “para nós o que é importante é que eles tenham gostado”, acrescentou Paulo Barroca.
A atividade “Mexe-te” encerrou a tarde agitada. Com a colaboração do Fitness Hut, os estudantes esgotaram as últimas energias do dia numa sessão de exercícios, com o apoio de um instrutor. Assim terminou o primeiro dia da Politécnico Lx. Amanhã, estaremos ligados à Comunicação e Educação, num dia que culmina no Sunset Politécnico Lx.