“A Portalegre Digital Academy foi incrível. As pessoas são fantásticas, eu adorei a experiência. Nunca tinha vindo a Portalegre e conhecer a cidade foi único”, disse Inês Gomes, uma das participantes. A estudante contou como gostou de conhecer as escolas do instituto e os professores.


“A empatia das pessoas, mesmo acabados de conhecer, faz toda a diferença. Daqui ficam várias amizades para a vida.”



“Esta academia foi muito lúdica e interessante, deu para ter uma boa perspetiva daquilo que é o Politécnico de Portalegre, as várias escolas e cursos”, contou Henrique Lage, estudante participante na academia. Henrique explicou que apenas conhecia a cidade e o Politécnico de ouvir falar, e que o Politécnico de Portalegre faz parte das suas opções para o ensino superior. “Daqui, sem dúvida, levo algumas pessoas novas para vida”, assim disse.


“A Digital Academy é uma experiência única! Gostei bastante de tudo o que conheci.”


 

IMG 4460



A despedida do Digital Academy

Para encerrar a semana de atividades, os estudantes voltaram ao Campus do Politécnico de Portalegre para duas últimas sessões e conversas sobre o futuro nesta cidade e neste instituto.

A portalegrense Carla Oliveira contou o seu percurso enquanto estudante e como foram os primeiros anos no mercado de trabalho fora de Portalegre, uma vez que, à altura, eram poucas as oportunidades na área tecnológica. Mas houve um dia em que tudo mudou e regressou à cidade. “Surgiu aqui uma oportunidade no setor da inovação. A nossa organização, que se instalou aqui no ano passado, pertence a um grande grupo internacional e conseguimos abrir aqui dois centros de inovação, em que estamos a trabalhar com pessoas daqui para todo o mundo. Somos uns dos maiores prestadores dos serviços de tecnologias de informação no mundo”, assim explicou a portalegrense que deu a conhecer aos participantes a Kyntech.

 

IMG 4454

 

Em tom de agradecimento, Valentim Realinho, subdiretor da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, dirigiu-se aos estudantes para o último momento de conversa da Portalegre Digital Academy. “Em primeiro lugar, agradecimento por aquela que foi a escolha destes jovens, de virem para o Alto Alentejo passar uma semana connosco, conhecerem o Alto Alentejo e aquilo que é a oferta formativa do Politécnico de Portalegre”, disse o subdiretor, referindo a grande proximidade que existe com as empresas, que auxiliam as escolas para que os alunos saiam mais bem formados e preparados para o mercado de trabalho.

“Por outro lado, a minha principal mensagem foi que independentemente das escolham que façam, procurem fazê-las de uma forma consciente e à procura daquilo que é o seu sentido de vida”, concluíu. Valentim Realinho contou que percebeu, ao longo da semana, que os participantes estavam entusiasmados, “entusiasmados com esta semana que aqui passaram e com as atividades que realizaram. Penso que vão sair daqui mais ricos”.

Até 2023, Portalegre Digital Academy!