Apesar do dia anunciar chuva, à medida que se aproximava de Portalegre, as nuvens começaram a abrir. Participantes cheios de vontade de conhecer o que o Politécnico e a sua cidade têm para oferecer, como também mergulhar no mundo digital, o foco desta academia.
Distribuídos por equipas e depois de almoçar, foi feita a sessão de boas-vindas no auditório do Campus do Politécnico de Portalegre. A recepção foi conduzida por Félix Pinéu, da Forum Estudante, Vera Barradas, Pró-Presidente para a Comunicação e Imagem Institucional do IPP e Diogo Aragonez, funcionário do Instituto Politécnico de Portalegre e antigo aluno da Instituição.
Além de ficarmos a conhecer a oferta formativa da instituição, ficámos também a conhecer a experiência pessoal de quem vive e estudou na cidade, caracterizada pelo seu ambiente familiar e de proximidade tanto dentro como fora das paredes do Politécnico.
Seguiu-se uma visita à BIOBip, onde se ficou a conhecer o laboratório de transformação de energia e a sua incubadora de empresas. Aqui, os nossos participantes receberam um desafio: com as noções que aprenderam sobre Marketing Digital, criando o seu projeto tendo em conta os objetivos de desenvolvimento sustentável. E foi revelada uma surpresa, os participantes da equipa que ao longo da semana revelar maior dedicação e criatividade, leva para casa com um troféu.
Depois de criado o projeto, seguiu-se uma apresentação. Um “Shark Tank” onde todos os grupos demonstraram uma enorme capacidade de argumentação e criaram várias estratégias para venderem o seu produto.
Conhecer Portalegre
Chegada a noite, era altura de fazer o Peddy-Paper fotográfico. Embora a noite estivesse fresca, isso rapidamente ficou para trás, devido às subidas e descidas que se iam encontrando ao longo do caminho.
Os pontos de passagem, esses, eram zonas célebres da cidade de Portalegre. A foto mais criativa do Peddy Paper vai ser contabilizada na altura de premiar os grandes vencedores da semana. Passámos pelo museu José Régio, a Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS), a Sé, o Palácio Amarelo, o Museu da Tapeçaria, entre outros locais.
O segundo dia da academia também promete muita atividade. O dia começa na ESECS, seguindo-se uma aula de ioga no Jardim do Tarro, uma visita à Piscina da Quinta da Saúde e, para terminar o dia, uma LAN Party.
Para saberes mais sobre a Portalegre Digital Academy, clica aqui.