Com as malas arrumadas e prontos a abalar para o campus do Politécnico de Portalegre, os cerca de 50 estudantes do ensino secundário e profissional começaram a despedir-se da Portalegre IA Academy. Depois de uma semana intensa de atividades, era a altura das despedidas e dos últimos momentos de convívio.
Chegados ao campus, começaram-se a assinar as já tradicionais dedicatórias nas camisolas dos participantes e monitores, para um dia mais tarde recordar. Pelo meio, quem levou câmaras fotográficas também tirava fotografias que servirão para lembrar esta semana. O encerramento esse, ficou a cargo do elemento do Gabinete de Comunicação, Diogo Aragonez.
4 edições a aprender usar a tecnologia a nosso favor
Pelo quarto ano consecutivo, a Forum Estudante, em parceria com Instituto Politécnico de Portalegre, organizou a Portalegre IA Academy. Já aproximadamente 200 alunos do ensino secundário e profissional passaram pela cidade do Alto Alentejo e, através de atividades práticas, aprenderam como utilizar as novas tecnologias e o mundo digital para contribuir para um futuro mais sustentável.
Uma semana esclarecedora
Ao vir para esta semana, houve quem tivesse algumas reservas quanto ao uso da Inteligência Artificial (IA). Era o caso de Carlota Raimundo, 17 anos, que disse ter "um pouco de receio" quanto a esta tecnologia. "Tenho medo daquilo que a IA generativa pode fazer, mas apesar disso penso ser importante informar-me para estar consciencializada acerca deste tema", conta à FORUM.
A atualidade do tema também chama à atenção de quem participa na Portalegre IA Academy. É o caso de Sofia Veiga, de 17 anos, que partilhou: "Sinto que a IA é um tema atual, que cativa muito gente e é algo que vai estar muito presente no nosso futuro". Tanto Sofia como Carlota consideraram que esta semana as deixou esclarecidas quanto ao tema em discussão. "Acho que a Portalegre IA Academy nos fez aperceber que a IA não é só o ChatGPT, expandiu os nossos horizontes e deixou-me mais esclarecida", partilha Sofia.
Carlota Raimundo, 17 anos, estudante da Escola Secundária Marquesa de Alorna, Almeirim
"A IA interessa muito aos jovens, pois é algo que usamos no dia-a-dia e aqui tive maior noção sobre outras aplicações que lhe posso dar", disse à Forum, Elias Diaz. O estudante da Escola Secundária Miguel Torga, em Queluz, acrescentou: "Apercebi-me que uso esta ferramenta mais vezes do que me apercebo".
Os participantes são unânimes quanto ao sucesso da semana entre si. "Gostei imenso da semana e fiquei mais esclarecida sobre o tema da IA", assegura Carlota Raimundo.
Elias Diaz, 17 anos, estudante da Escola Secundária Miguel Torga, Queluz
Uma sensação que é igualmente partilhada pelo elemento do Gabinete de Comunicação do Politécnico de Portalegre, Diogo Aragonez: "Foi uma semana muito bem conseguida", começou por nos dizer. "Tivemos uma grande componente técnico-formativa sobre a IA, dentro daquilo que é a oferta formativa do Politécnico de Portalegre", explica-nos, antes de continuar: ""Esta edição mostrou o que são os nossos ensinamentos em diferentes áreas, desde a saúde às tecnologias, passando pela Escola de Biociências".
"Estamos de portas abertas para estes participantes hoje, amanhã e sempre", concluiu.