Ao quarto dia, a Portalegre IA Academy voltou a fixar-se na cidade do Alto Alentejo, desta vez para visitar as escolas do Instituto Politécnico de Portalegre. A manhã foi passada na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS), onde os 50 participantes do ensino secundário e profissional ficaram a conhecer as licenciaturas de Turismo, Serviço Social, Comunicação e Jornalismo e Educação Básica. Para a tarde, esperava-os uma visita à Escola Superior de Saúde (ESS) e à Escola Superior de Tecnologia, Gestão e Design (ESTGD), para ficar a conhecer cursos como Enfermagem, Higiene Oral e as diferentes aplicações da Inteligência Artificial (IA) nas áreas aqui leccionadas.
Nas CiêncIAs SocIAis
Depois da receção no auditório da ESECS por parte da responsável do Gabinete de Comunicação e Imagem da escola, Maria José Quarenta, os estudantes, divididos em grupos, iam aprender mais sobre a diferente oferta formativa existente nas áreas das Ciências Sociais e da Educação. Numa das salas, encontravam-se as professoras de Serviço Social, Tatiane Valduga e Lorena Anile, para explicar melhor como aplicar o digital e a Inteligência Artificial neste campo.
Em conversa com a FORUM, Lorena Anile, aprofundou mais a atividade realizada. "Hoje em dia falamos tanto sobre a IA e a sua influência na vida e no mundo dos jovens, a nossa intenção é fazer com que utilizem a IA de uma maneira segura e correta, para que no futuro não existam equívocos", começa por explicar. "O que queremos hoje é que eles percebam as perguntas certas que têm de fazer, a IA não vai ditar qualquer tipo de solução, mas sim ajudar a desenvolver ferramentas para a inclusão social e a identificar problemas", continuou.
A docente partilhou também como o mundo digital pode aproximar o Serviço Social dos utentes, facilitando o agendamento de entrevistas ou atendimentos. "Além disso a IA também tem ajudado muito no campo das pesquisas", acrescentou.
Na atividade de Turismo, com a professora Gorete Dinis, os estudantes aprenderam mais sobre o que é "ser turista", partilhando na ferramenta Menti o que era para si esta área, criando uma nuvem de palavras. Em Comunicação e Jornalismo, os estudantes testaram os seus conhecimentos, tentando identificar notícias falsas e verdadeiras. No final, escreveram uma notícia e compararam com uma escrita por Inteligência Artificial, para ver as diferenças na forma de escrever.
Em Educação Básica, a experiência foi dentro e fora da sala, com uma espécie de Peddy Paper através diferentes áreas de ensino, desde o Português, passando pelas Ciências, Matemática, História e Geografia.
Uma breve história da ESECS
Com as suas atividades a relizarem-se no edificío do Palácio Achaioli, a ESECS iniciou funções em 1985, com a Profissionalização de Professores em Serviço. A oferta formativa diversificou-se no ano de 1994, com a criação dos bacharelatos em Turismo e Comunicação e Jornalismo. Atualmente, a escola conta com 4 Cursos Superiores Técnicos Profissionais (CTeSP),
Usar a tecnologia a nosso favor
Era altura de descobrir como podíamos utilizar a tecnologia em nosso benefício no campo da saúde. Começámos pela sala da enfermagem, onde fomos recebidos pela coordenadora de curso de Enfermagem, Sofia Roque, que começou por mostrar aos participantes a maneira de melhor higienizar as mãos antes de lidarem com um paciente. De seguida, estes testaram dois dos simuladores que são utilizados diariamente pelos alunos deste curso e onde aprendem a lidar com diferentes situações do seu dia-a-dia profissional.
Em Higiene Oral, os participantes além de dar a conhecer os seus hábitos de higiene dentária, contactaram diretamente com o uso prático de diferentes instrumentos.
No Laboratório de Multimédia, os estudantes foram obrigados a testar a sua criatividade. Através do recurso à ferramenta Canva, deram os comandos para criar diferentes imagens com recurso a IA, algumas com resultados hilariantes.
Para finalizar, na atividade "Desvendando o funcionamento da IA", foi possível treinar um Language Learning Model (LLM) a reconhecer padrões.
TESTEMUNHO
«É uma academia que nos dá a entender uma realidade que agora está muito presente nas nossas vidas.»
“Está a ser uma academia muito interessante. Temos feito muitas atividades, que misturaram divertimento e conhecimento. A IA é um tema bastante interessante, que é um tema que tem ganho muita força e que existe cada vez mais gente a utilizar esta ferramenta. Interessou-me um pouco de tudo o que abordámos, desde a Enfermagem, Educação Básica a Cuidados Veterinários. Sendo esta última a que mais me chamou à atenção no Politécnico de Portalegre. Não queria que esta Academia terminasse."
Luana Vasconcelos, 17 anos, estudante da Escola Secundária Miguel Torga, Queluz
O sunset concluiu o penúltimo dia desta Portalegre Academy. Amanhã será feito o encerramento destes cinco dias intensos mergulhados no mundo da tecnologia e vamos descobrir quem foi a equipa que melhor utilizou as ferramentas de IA ao longo destes cinco dias.