O melhor remédio é mesmo rir

 

Já diz o ditado que rir é o melhor remédio e hoje a Academia Fórum Estudante confirmou durante uma sessão de risoterapia na Escola Superior de Saúde. Foi pedido aos participantes que realizassem alguns exercícios característicos desta terapia. Segundo a professora da Escola Superior de Saúde, Maria de Rosário Martins, “a risoterapia é um conjunto de exercícios respiratórios que são coordenados, que permitem um relaxamento a nível muscular e que vão ativar as hormonas que nós temos que são as hormonas da felicidade, nomeadamente a adrenalina”.

IPVC PU2023 2 02

 

Segundo Maria de Rosário Martins, a risoterapia não é um conceito novo, uma vez que “surgiu há muito tempo na Índia”, mas que “é pouco divulgada, porque está associada à comédia”. Esta técnica é feita normalmente em grupo e tem como principal objetivo aliviar o stress, contudo, “existem determinadas patologias que não permitem a realização destes exercícios”, “se alguém foi operado recentemente, ou se tem um problema cardíaco que não pode fazer exercício físico”. Existe uma grande variedade de exercícios, como os alongamentos (bater palmas, cantar) que foram demonstrados nesta sessão. Maria de Rosário Martins faz sessões de risoterapia desde a pré-primária até aos idosos e afirma que a técnica “funciona muito bem”.

 

IPVC PU2023 2 03

 

Ainda da parte da manhã, foi dada a oportunidade aos estudantes de experimentarem outro método igualmente relaxante, a Quick Massage. Tal como a risoterapia, a Quick Massage tem como objetivo relaxar os que dela usufruem. Sara Moreira, fisioterapeuta e docente na Escola Superior de Saúde de Viana do Castelo, disse que “os principais benefícios da Quick Massage são o facto de se poder fazer por cima da roupa, ser uma massagem que se utiliza muito em contexto empresarial e é uma forma também de o próprio terapeuta conseguir mostrar, a um potencial cliente, o seu modo de atuação”.

 

Este tipo de massagem tem como objetivo relaxar principalmente os músculos dos braços, cabeça, costas, mãos, ombros e ainda o pescoço, mas nem todas as pessoas podem fazer esta terapia: “existem contraindicações clínicas em que não é possível fazer-se massagem por causa dos efeitos que a massagem provoca da vasodilatação”, como o caso das “grávidas no terceiro trimestre que não podem disfrutar desta massagem, por causa do posicionamento específico” que a cadeira de massagens tem.

 

No final dos exercícios de risoterapia e da massagem rápida, os participantes sentiram-se mais relaxados e com mais boa disposição para o resto da jornada.

 
IPVC PU2023 2 04

À descoberta de Viana do Castelo

 

A manhã ficou assim concluída e deixou os participantes com mais energia para um peddy-paper sobre turismo. Esta atividade, que se realizou após o almoço, teve como principal objetivo conhecer melhor a cidade de Viana do Castelo.


A longa caminhada compensou todo o esforço, deixando na mente dos participantes imagens enigmáticas de locais históricos e identitários da região: o Castelo São Tiago da Barra, o Posto Municipal do Turismo, o Centro Interpretativo do Peregrino e o Hotel Dona Aninhas. Pedro Silva, chefe de receção deste Hotel, contou um pouco sobre a história do mesmo: o fundador do grupo hoteleiro, António Parente, “era de Viana do Castelo e queria fazer uma homenagem à mãe, então comprou este edifício em 2022.

 

O edifício esteve abandonado durante doze anos, mas agora este hotel renasceu e tem como atrações principais “piano ao vivo entre as oito e as dez e meia, a piscina interior, spa e ginásio que está aberto aos nossos hospedes ou também para as pessoas de fora.

 

No final do dia, os participantes fizeram uma caminhada um pouco intensa para visitar o Santuário de Santa Luzia. Os participantes, apesar de cansados após terem subido 679 degraus de pedra, ficaram deslumbrados com a vista e perceberam que é preciso esforço e persistência para alcançar as memórias mais bonitas da vida. 

 

IPVC PU2023 2 05


O dia de amanhã será um dia cheio de atividades, entre as quais a visita à Escola Superior Agrária.