A manhã começou com uma atividade com uma proposta pouco habitual: “Constrói o teu próprio instrumento musical”. Na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC), o professor Paulo Afonso dinamizou uma sessão prática que envolveu a utilização de um software especializado.
“A atividade consistiu em explicar as propriedades do som, através de uma pauta musical e uma sequência de tons, mostrando como se programa [o sistema] Arduino para se produzirem sons musicais”, explicou o docente.
O dia continuou depois com uma atividade que focou a produção de energia, nomeadamente a eólica e solar, bem como uma experiência com carros movidos a hidrogénio. “Utilizando kits educacionais é possível mostrar como estudamos em escala de laboratório o que acontece no mundo”, explicou o professor Paulo Caldas.
A exploração tecnológica na ESTG/IPVC incluiu ainda um desafio simples – escapar de uma sala. Ao participarem num escape room organizado pela ESTG-IPVC, os estudantes puderam ter contacto com algumas “matérias básicas relacionadas com a Gestão, conhecendo as atividades realizadas no âmbito da licenciatura” do IPVC nesta área, explicou o docente Pedro Carvalho.
Para conseguir passar por todas as fases que permitiam completar o desafio escape room, os participantes da IPVC PowerUp foram respondendo a algumas questões sobre a área da Gestão, com o apoio dos vários docentes da licenciatura.
Conhecendo a Economia Circular
A tarde foi passada na Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC), onde atividades ligadas à sustentabilidade e às Ciências Agrárias aguardavam os participantes. Uma delas consistiu num momento de contacto com os animais que vivem na ESA-IPVC, conhecendo ovelhas, vacas e galinhas, sem esquecer o burro Tobias. Antes, os docentes Joaquim Lima Cerqueira e José Pedro Araújo detalharam aos participantes o contexto da produção animal em Portugal, bem como os recursos genéticos animais, com tempo para algumas questões dos participantes.
Num dos laboratórios desta escola superior, foi possível conhecer vários subprodutos de origem vegetal e agroindustrial que têm sido usados em projetos de investigação, com o objetivo de implementar modelos de bioeconomia circular, explicou a docente Ana Ferraz.
Estes modelos têm por base o reaproveitamento de recursos de outras atividades para a criação de soluções sustentáveis. A produção de cogumelos, de carvão vegetal e de coagulantes para tratamento de água são algumas das aplicações destes sistemas.
A IPVC PowerUp continua amanhã. Acompanha tudo na página de Instagram da Forum Estudante.