O documento que atrai mais atenção dos recrutadores é o curriculum vitae, também conhecido como CV. Considerado como documento de identidade do profissional, é um documento que contém todas as informações que o empregador precisa de conhecer sobre um candidato a fim de se convencer da adequação do seu perfil para o cargo desejado. Isto significa que desempenha um papel importante no processo de recrutamento.
Na maioria dos casos, os empregadores só estão interessados numa única informação quando analisam os ficheiros dos candidatos que se candidataram a um emprego. Por isso, o CV é um documento da maior importância em qualquer processo de recrutamento. Sabe como podes ter um currículo impecável, que seja suficientemente convincente para conseguires um emprego.
De facto, é o canal através do qual o candidato consegue demonstrar que está qualificado para o cargo, através das suas competências e experiência profissional. Através do CV, pode facilmente distinguir-se dos outros candidatos e encorajar o recrutador a conceder uma entrevista.
Dito isto, a produção do curriculum vitae não deve ser tomada de ânimo leve, mas sim com particular atenção. Deve ser bem organizado e legível, incluindo os dados essenciais do candidato: nome, morada, número de telefone, endereço electrónico, educação e experiência profissional.
Um bom CV maximiza as tuas hipóteses de conseguir um emprego
Quando o CV é escrito com o maior cuidado possível, pode despertar a curiosidade do empregador que rapidamente expressará o desejo de te conhecer pessoalmente, através de uma entrevista. Isto torna as tuas hipóteses de conseguir um emprego mais reais.
O curriculum vitae é, portanto, importante na medida em que permite ao candidato revelar todas as competências e capacidades que fazem dele o perfil ideal para o cargo que está a ser promovido.
Por este motivo, é aconselhável mencionar qualquer experiência ou formação relevante diretamente relacionada com o setor de actividade da empresa. Desta forma, o candidato não só mostra orgulho no seu trabalho, mas também sabe o que é preciso para entrar num determinado campo.
Aumentar a confiança do recrutador
Um CV bem redigido pode ajudar a acelerar o processo de contratação, fornecendo informações fiáveis e realçando o teu conhecimento do mercado ou, se possível, as tuas realizações. Os empregadores depositam frequentemente a sua confiança em pessoas que já têm uma ideia do mercado.
Isto dá-lhes a certeza de que a empresa estará nas mãos de pessoas qualificadas para a gerir, o que irá acelerar o processo de recrutamento. O CV é, portanto, um documento importante para colocar todas as hipóteses do teu lado, para que consigas rapidamente um emprego.
Para que tires partido das tuas vantagens, é importante apresentares um CV personalizado e adaptado à posição em questão. O uso de vocabulário claro e conciso é recomendado para facilitar a sua compreensão. Além disso, preferem frases curtas e precisas, com verbos activos, se possível. Deves também certificar-te de que não existem erros no teu CV. Alguns erros farão o teu CV parecer menos convincente.