#1
Consultor/a de Imagem

 

womanonphone

 

Numa era em que as redes sociais destacam cada vez mais a importância da imagem pessoal, esta profissão tem adquirido visibilidade, ao longo dos últimos anos. A missão de um/a consultor/a de imagem passa por encontrar o estilo pessoal de cada cliente, seja numa vertente pessoal ou profissional. Numa fase inicial, estes e estas profissionais analisam e estudam o perfil do cliente, para construir uma imagem adequada ao mesmo. Reformulação do guarda-roupa, montagem de looks e recomendações em relação a corte de cabelo e maquilhagem são algumas das funções bases desta profissão.


Clicas nas setas abaixo para conhecer as opções seguintes.


 

#2 Designer de moda/Estilista

 

designermoda

 

Designer de moda, estilista, fashion designer. Há muitos termos para descrever uma das profissões mais relevantes na indústria da moda – é das mãos destes profissionais que nasce o produto final que chega a desfiles e montras das lojas. O ou a designer de moda é responsável por criar, desenhar e desenvolver roupas, acessórios e coleções de moda. Nesta profissão, é fundamental estar atento ao que acontece no mundo da moda, pesquisando e prevendo tendências, identificando estilos e compondo produtos ao gosto dos consumidores.

 

Clicas nas setas abaixo para conhecer as opções seguintes.


#3 Gestor/a de compras

 

pexels karolina grabowska 4491469

 

Como o próprio nome indica, um/a gestor/a de compras ocupa-se de todo o processo de compras, nomeadamente a aquisição de matérias-primas. Isto para que seja possível criar as peças que se tornarão tendência, através da aquisição dos últimos produtos mais trendy. Também conhecidos pela nomenclatura da profissão em Inglês (Fashion Buyer) estes e estas profissionais tem como funções paralelas pesquisar fornecedores, selecionar as melhores marcas, efetuar todas as negociações e acompanhar as entregas.


Clicas nas setas abaixo para conhecer as opções seguintes.



#4
Gestor/a de Marketing de Moda

 

pexels drew williams 3568521

 

Se há alguém que trata da imagem pessoal do cliente, também é preciso garantir que alguém trata da imagem da marca. Isto para que exista uma consistência e que todos comuniquem da mesma maneira. Neste departamento, a missão é criar e desenvolver a estratégia de marketing da marca, identificando o público-alvo e planeando o caminho para atingir os objetivos, nomeadamente chegar aos fãs e consumidores. E porque as redes sociais são cada vez mais importantes para qualquer empresa ou marca, é também dentro deste departamento que se desenvolvem as ideias relativas à presença online.

 
Clicas nas setas abaixo para conhecer as opções seguintes.



#5 Fotógrafo/a

 

pexels element digital 1051076

 

Esta é a profissão perfeita para quem gosta de estar atrás das câmaras e de não ter a mesma rotina todos os dias. Claro, a função é a mesma - tirar fotografias -, mas um/a fotógrafo/a de moda tanto pode estar a acompanhar a produção visual para revistas, como para catálogos, exposições, desfiles e até anúncios. Oportunidades para estar perto das novas tendências não faltam. Um profissional desta área deve transpor para imagem a estratégia e os conceitos definidos para determinado trabalho, prezando sempre a criatividade e originalidade.


Clicas nas setas abaixo para conhecer as opções seguintes.


 

#6 Cabeleireiro/a e maquilhador/a

 

pexels yogendra singh 3089849

 

Estas são duas das profissões mais conhecidas no mundo da moda, sendo que estes e estas profissionais trabalham diretamente com modelos e são responsáveis por dar vida às ideias e ao visual pretendido pelo produtor para um desfile, sessão fotográfica ou publicidade. Por ser uma função tão importante em todas as áreas profissionais que trabalham com a imagem, muitos e muitas cabeleireiros/as e maquilhadores/as trabalham também, em regime freelancer, para outros eventos, como, por exemplo, telenovelas e programas de televisão.


Clicas nas setas abaixo para conhecer as opções seguintes.



#
7 Agente

 

pexels anete lusina 5239710

 

Também há espaço para verdadeiros caça-talentos! Normalmente, um ou uma agente da área da moda trabalha numa agência de modelos e é a pessoa encarregue de descobrir novos talentos da área. São também responsáveis por estabelecer a ligação entre esses mesmos talentos e as marcas que procuram novas caras e ideias para as suas campanhas e desfiles. A experiência e contactos dentro da indústria são uma mais-valia para esta profissão, onde a capacidade de comunicação será essencial.