Que funções?
Movendo-se no meio do Marketing e Publicidade, os e as copywriters (ou redatores publicitários) trabalham tradicionalmente em conjunto com um profissional criativo de imagem. O seu trabalho tem como base uma estratégia delineada num briefing, a partir da qual estes profissionais reúnem e analisam as campanhas a elaborar. Como o nome indica, o ou a copywriter tem função específica escrever (criando aquilo a que tecnicamente se chama o copy). Isto, sem nunca esquecer o trabalho do criativo de imagem, uma vez que o resultado da campanha é o produto da união das duas partes.
Que requisitos?
Esta profissão requer uma actualização constante em diversas áreas (desde a área cultural, à política), e uma forte capacidade de observação e análise no que concerne ao espaço circundante. Fatores como a concentração e o rigor também ajudam à tarefa. Conhecimentos de design e de domínio de ferramentas informáticas desta área são cada vez mais imprescindíveis, tal como uma sólida formação em português e inglês, bem como gosto pela escrita. O interesse por áreas multidisciplinares (Psicologia, Sociologia, Arte, Cultura, Ciência), gosto pela aprendizagem, e sentido de dedicação também poderão ajudar um ou uma copywriter a conseguir responder a desafios variados, em várias áreas de atuação, oferecendo mais ferramentas.
Onde exercer?
Estes e estas profissionais trabalham habitualmente em agências de publicidade ou em departamentos criativos de empresas. O boom relativo à criação de conteúdos digitais que ocorreu durante a última década expandiu o mercado da publicidade e a procura por este tipo de profissionais. É também habitual a prestação de serviços em regime de freelancer.