Ao longo dos últimos meses, os estudantes de ensino superior têm demonstrado a sua proatividade no combate às dificuldades resultantes do contexto de Covid-19. O fabrico de material de proteção, o acompanhamento de idosos isolados ou a angariação de material tecnológico para estudantes necessitados são apenas alguns dos exemplos que se registaram em várias zonas do país.

Com o objetivo de promover e apoiar esta inovação social dos estudantes do ensino superior na resposta à pandemia da Covid-19, a Forum Estudante, o Movimento Transforma Brasil e a UCTransofrma inauguraram, no dia 14 de janeiro, a plataforma Transforma Portugal. Desta forma, todos os estudantes de ensino superior que promovam ações solidárias de apoio à comunidade (no quadro das consequências da Covid-19) poderão candidatar-se a obter financiamento e a divulgar as suas ações.

 

 about cover

 

Para tal, os estudantes devem inscrever-se na plataforma Transforma Portugal, apresentando uma proposta de ação junto da comunidade que poderá focar-se na sensibilização para a redução de contágios, no apoio a estudantes em situação de confinamento, na resposta a necessidades da comunidade que resultem da pandemia ou ainda no âmbito da saúde mental.

Para apresentar uma proposta, é necessário criar uma equipa de, pelo menos, 3 estudantes de instituições de ensino superior, detalhando a proposta de ação – o que vai ser feito, onde e quando será realizado, como será efetuada a ação e qual o público-alvo. As inscrições já se encontram abertas, sendo que podes acompanhar as novidades nas redes sociais do Movimento Transforma Portugal e em forum.pt.

 


Plataforma Transforma Portugal vai apoiar estudantes a realizar ações solidárias de resposta à pandemia. Candidaturas vão abrir em breve, sendo realizadas online, por equipas constituídas por, pelo menos, três estudantes de ensino superior.


 

O projeto Transforma Portugal conta ainda com a parceria de associações, núcleos e federações de estudantes de todo o país que, em conjunto com a Forum Estudante, vão avaliar as candidaturas efetuadas. Cada associação avaliará projetos correspondentes ao território onde se realizará a ação, certificando, assim, o impacto positivo da ação proposta na comunidade.


Responder às necessidades

Através desta iniciativa, destaca a organização do Transforma Portugal, será possível criar “um encontro entre necessidades e disponibilidades”, ao agregar as iniciativas de voluntariado e intervenção cívica já existentes no universo das Instituições de Ensino Superior. Por outro lado, existe ainda uma dimensão de apoio direto, com o microfinanciamento para suporte das despesas associadas às ações.

Desta forma, acrescentam, será possível contribuir, a nível local, para o combate às consequências da pandemia da Covid-19, seja através de “projetos de sensibilização dos seus pares para proteção da saúde pública” ou “ações solidárias de apoio à comunidade no quadro das consequências da Covid-19”. Os estudantes serão, por isso, o motor deste movimento, fazendo a diferença no terreno.

 

4

 

A plataforma Transforma Portugal é uma iniciativa da Forum Estudante e do Movimento Transforma Brasil, sendo promovida também pelas instituições de ensino superior e as associações, federações ou núcleos de estudantes aderentes. Conta ainda com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (através da Direção-Geral do Ensino Superior), do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (através da CASES - Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, Instituto da Segurança Social e Instituto do Emprego e Formação Profissional), da Secretaria de Estado da Juventude e Desporto (através do Instituto Português do Desporto e Juventude), da Agência Nacional Erasmus+, da Fundação "la Caixa" - BPI, da Missão Continente e da iniciativa pública Portugal Inovação Social, bem como outras instituições públicas e privadas aderentes.