Num dos pavilhões da Qualifica, na Exponor, no Porto, o espaço do IEFP capta a atenção de quem passa. À volta de uma estrutura central, contam-se várias estações de trabalho, numa mostra de formação ao vivo que inclui áreas como joalharia, mecânica automóvel, energias renováveis, entre muitas outras. 

 

 

 

 

Em nota de imprensa, o IEFP descreve a sua presença como "uma mostra de formação ao vivo, representativa da oferta qualificante dos 8 centros de formação profissional e 9 centros de formação profissional de gestão participada". Nos vários espaços do stand os visitantes podem "explorar as atividades profissionais aí representadas", pretendo-se criar uma abordagem de "experimentação que permita um contacto mais direto com as profissões". 

 


"Pretende-se proporcionar aos jovens uma perceção informada da profissão no âmbito do mercado de trabalho e das competências, conhecimentos, tecnologias de base a ela associadas"


 

 

"Pretende-se proporcionar aos jovens uma perceção informada da profissão no âmbito do mercado de trabalho e das competências, conhecimentos, tecnologias de base a ela associadas", acrescenta a mesma fonte. 

Em 2025, a grande aposta passou por marcar a presença com áreas formativas associadas às transições digitais, ambientais, energéticas, Indústria 4.0 e Economia Social. São exemplos os laboratórios de afinação mecânica, simuladores de soldadura, robótica ou tecnologias de informação. 

 

 IMG 3250

 

O objetivo desta mostra, conclui o IEFP; passa por "fomentar o interesse dos jovens relativamente às formações qualificantes", tendo em vista "o desenvolvimento de atitudes e comportamentos ativos, tendo em vista as exigências do Mercado de Trabalho".

Sabe mais sobre a oferta formativa do IEFP em https://www.iefp.pt/formacao.